Pages

terça-feira, 8 de março de 2011

PLANO DE CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE - 2ª SÉRIE

 PERÍODO: De 07 de fevereiro a 29 de abril  BIMESTRE:


CONTEÚDOS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
AVALIAÇÃO



& O QUE É UM TEXTO
Ø  Todo texto tem um contexto
Ø  O contexto situacional
Ø  O contexto histórico
Ø  Todo texto fala com alguém
Ao final de cada conteúdo estudado, espera-se que os alunos:
A avaliação será contínua de forma objetiva/discursiva quantitativa e qualitativa onde serão verificados os resultados no início, durante e ao término do processo de mediação de cada conteúdo a fim de se diagnosticar e superar as dificuldades e estimular os alunos a que continuem dedicando-se aos estudos.

Compreendam que todo processo comunicativo é articulado a partir de texto construído de acordo com as intenções que o seu produtor tem para propiciar o entendimento ao interlocutor;
& MODALIDADES TEXTUAIS/NARRAÇÃO
Ø  Narração em 1ª pessoa
Ø  Narração em 3ª pessoa
Ø  Narração ficcional
Ø  Espaço na narração
Ø  Tempo na narração
Ø  Personagens
Ø  Discurso direto
Ø  Discurso indireto
Ø  Discurso indireto livre
Ø  Passos necessários para a elaboração de uma boa narrativa
Percebam que os acontecimento históricos e/ou cotidianos podem ser exteriorizados verbalmente por meio de diversos tipos/gêneros de textos e que estes possuem características e elementos próprias.
& ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE
Ø  Coesão textual – articuladores e anafóricos
Ø  Coerência textual
Ø  Clareza textual
Ø  Redundância
Ø  Ambiguidade
Perceba que para haver textualidade e ser possível se construir sentido, o texto produzido deve ser articulado de modo coeso e coerente;

& SUBSTANTIVO
Ø  O substantivo no texto
Ø  Classificação do substantivo
Ø  Flexão de gênero do substantivo
Ø  Flexão de número do substantivo
Ø  Flexão de grau do substantivo
Reconheçam o substantivo como uma das seis categorias gramaticais variáveis que morfossintaticamente desempenham papel importante para a construção dos sentidos nos textos.
& ADJETIVO
Ø  O adjetivo no texto
Ø  Função do adjetivo
Ø  Classificação do adjetivo
Ø  Flexão de gênero do adjetivo
Ø  Flexão de número do adjetivo
Ø  Flexão de grau do adjetivo
Reconheçam o adjetivo como uma das seis categorias gramaticais variáveis que morfossintaticamente desempenham papel importante para a construção dos sentidos nos textos.
& ROTEIRO E SINOPSE DE FILME
Ø  Roteiro de cinema
Ø  Sinopse de filme
Percebam as diversas possibilidades de exteriorização das vontades humana por meio de texto e que é possível a partir de um texto, outro ser produzido de forma mais sucinta, mas que expressa a mesma coisa.
& PRODUÇÕES DE TEXTOS
Ø Descritivos
Ø Narrativos
Ø Dissertativos
Sejam capazes de exteriorizar de forma descritiva, narrativa ou dissertativa e de modo coesa coerente, escrita e/ou oralmente todas as produções que permearam o processo comunicativo diário.
& TRABALHO
Ø  Preparação para o filme
Seja capaz de desenvolver a capacidade de interpretação e de produção, saiba identificar a finalidade, reconheça as diferenças, desenvolva habilidades de expressão em diversas linguagens nos diferentes gêneros de textos e saiba avaliar a adequação da linguagem à situação comunicativa.
& LIVRO
Ø  Senhora
Compreendam que mesmo sem ter compromisso com a realidade, o texto literário busca representá-la.
& FILME
Ø  Matrix
Constatem o uso das várias linguagens na comunicação diária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário