PERÍODO: De 07 de fevereiro a 29 de abril BIMESTRE: 1º
CONTEÚDOS | COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | AVALIAÇÃO |
& O QUE É UM TEXTO Ø Todo texto tem um contexto Ø O contexto situacional Ø O contexto histórico Ø Todo texto fala com alguém | Ao final de cada conteúdo estudado, espera-se que os alunos: | A avaliação será contínua de forma objetiva/discursiva quantitativa e qualitativa onde serão verificados os resultados no início, durante e ao término do processo de mediação de cada conteúdo a fim de se diagnosticar e superar as dificuldades e estimular os alunos a que continuem dedicando-se aos estudos. |
Compreendam que todo processo comunicativo é articulado a partir de texto construído de acordo com as intenções que o seu produtor tem para propiciar o entendimento ao interlocutor; | ||
& MODALIDADES TEXTUAIS/NARRAÇÃO Ø Narração em 1ª pessoa Ø Narração em 3ª pessoa Ø Narração ficcional Ø Espaço na narração Ø Tempo na narração Ø Personagens Ø Discurso direto Ø Discurso indireto Ø Discurso indireto livre Ø Passos necessários para a elaboração de uma boa narrativa | Percebam que os acontecimento históricos e/ou cotidianos podem ser exteriorizados verbalmente por meio de diversos tipos/gêneros de textos e que estes possuem características e elementos próprias. | |
& ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE Ø Coesão textual – articuladores e anafóricos Ø Coerência textual Ø Clareza textual Ø Redundância Ø Ambiguidade | Perceba que para haver textualidade e ser possível se construir sentido, o texto produzido deve ser articulado de modo coeso e coerente; | |
& SUBSTANTIVO Ø O substantivo no texto Ø Classificação do substantivo Ø Flexão de gênero do substantivo Ø Flexão de número do substantivo Ø Flexão de grau do substantivo | Reconheçam o substantivo como uma das seis categorias gramaticais variáveis que morfossintaticamente desempenham papel importante para a construção dos sentidos nos textos. | |
& ADJETIVO Ø O adjetivo no texto Ø Função do adjetivo Ø Classificação do adjetivo Ø Flexão de gênero do adjetivo Ø Flexão de número do adjetivo Ø Flexão de grau do adjetivo | Reconheçam o adjetivo como uma das seis categorias gramaticais variáveis que morfossintaticamente desempenham papel importante para a construção dos sentidos nos textos. | |
& ROTEIRO E SINOPSE DE FILME Ø Roteiro de cinema Ø Sinopse de filme | Percebam as diversas possibilidades de exteriorização das vontades humana por meio de texto e que é possível a partir de um texto, outro ser produzido de forma mais sucinta, mas que expressa a mesma coisa. | |
& PRODUÇÕES DE TEXTOS Ø Descritivos Ø Narrativos Ø Dissertativos | Sejam capazes de exteriorizar de forma descritiva, narrativa ou dissertativa e de modo coesa coerente, escrita e/ou oralmente todas as produções que permearam o processo comunicativo diário. | |
& TRABALHO Ø Preparação para o filme | Seja capaz de desenvolver a capacidade de interpretação e de produção, saiba identificar a finalidade, reconheça as diferenças, desenvolva habilidades de expressão em diversas linguagens nos diferentes gêneros de textos e saiba avaliar a adequação da linguagem à situação comunicativa. | |
& LIVRO Ø Senhora | Compreendam que mesmo sem ter compromisso com a realidade, o texto literário busca representá-la. | |
& FILME Ø Matrix | Constatem o uso das várias linguagens na comunicação diária. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário