Pages

terça-feira, 8 de março de 2011

PLANO DE CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE - 1ª SÉRIE



                    PERÍODO: De 07 fevereiro a 29 de abril   BIMESTRE:

CONTEÚDOS

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

AVALIAÇÃO



& LINGUAGEM, LÍNGUA E FALA
Ø  Linguagem e Cultura
Ø  Linguagem verbal e Linguagem não-verbal
Ø  Língua e Fala

Ao final de cada conteúdo estudado, espera-se que os alunos:

A avaliação será contínua de forma objetiva/discursiva quantitativa e qualitativa onde serão verificados os resultados no início, durante e ao término do processo de mediação de cada conteúdo a fim de se diagnosticar e superar as dificuldades e estimular os alunos a que continuem dedicando-se aos estudos.

Compreendam e dominem os vários tipos de linguagens no processo comunicativo diário;

& SIGNOS E SIGNIFICADOS NA COMUNICAÇÃO
Ø  Comunicação: uma experiência cotidiana
Ø  Signos, significados e significantes na comunicação
Ø  Níveis de significação – denotação e conotação

Perceba que a comunicação se estabelece por meio da língua e que esta é um sistema de signos dotados de significado e significante que através dos quais se constroi sentidos;



& O QUE É UM TEXTO
Ø  Todo texto tem um contexto
Ø  O contexto situacional
Ø  O contexto histórico
Ø  Todo texto fala com alguém



Compreendam que todo processo comunicativo é articulado a partir de texto construído de acordo com as intenções que o seu produtor tem para propiciar o entendimento ao interlocutor;


& ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE
Ø Coesão textual – articuladores e anafóricos
Ø Coerência textual
Ø Clareza textual
Ø Redundância
Ø Ambiguidade

Perceba que para haver textualidade e ser possível se construir sentido, o texto produzido deve ser articulado de modo coeso e coerente;


& TRABALHO: HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Ø Latim e línguas neolatinas
Ø Galego-português e português moderno
Ø Português e tupi
Ø Português e africanismos
Ø Português e outras línguas modernas
Ø A língua portuguesa nos cinco continentes

Saiba que a língua que usamos hoje em nossa comunicação é oriunda de períodos neoclássicos.


& PRODUÇÕES DE TEXTOS
Ø Descritivos
Ø Narrativos
Ø Dissertativos
Sejam capazes de exteriorizar de forma descritiva, narrativa ou dissertativa e de modo coesa coerente, escrita e/ou oralmente todas as produções que permearam o processo comunicativo diário.
& LIVRO:
Ø  A Moreninha

Compreendam que mesmo sem ter compromisso com a realidade, o texto literário busca representá-la.
& FILME:
Ø  Matrix
Constatem o uso das várias linguagens na comunicação diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário