PERÍODO: De 07 fevereiro a 29 de abril BIMESTRE: 1º
CONTEÚDOS | COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | AVALIAÇÃO |
& LINGUAGEM, LÍNGUA E FALA Ø Linguagem e Cultura Ø Linguagem verbal e Linguagem não-verbal Ø Língua e Fala | Ao final de cada conteúdo estudado, espera-se que os alunos: | A avaliação será contínua de forma objetiva/discursiva quantitativa e qualitativa onde serão verificados os resultados no início, durante e ao término do processo de mediação de cada conteúdo a fim de se diagnosticar e superar as dificuldades e estimular os alunos a que continuem dedicando-se aos estudos. |
Compreendam e dominem os vários tipos de linguagens no processo comunicativo diário; | ||
& SIGNOS E SIGNIFICADOS NA COMUNICAÇÃO Ø Comunicação: uma experiência cotidiana Ø Signos, significados e significantes na comunicação Ø Níveis de significação – denotação e conotação | Perceba que a comunicação se estabelece por meio da língua e que esta é um sistema de signos dotados de significado e significante que através dos quais se constroi sentidos; | |
& O QUE É UM TEXTO Ø Todo texto tem um contexto Ø O contexto situacional Ø O contexto histórico Ø Todo texto fala com alguém | Compreendam que todo processo comunicativo é articulado a partir de texto construído de acordo com as intenções que o seu produtor tem para propiciar o entendimento ao interlocutor; | |
& ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE Ø Coesão textual – articuladores e anafóricos Ø Coerência textual Ø Clareza textual Ø Redundância Ø Ambiguidade | Perceba que para haver textualidade e ser possível se construir sentido, o texto produzido deve ser articulado de modo coeso e coerente; | |
& TRABALHO: HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA Ø Latim e línguas neolatinas Ø Galego-português e português moderno Ø Português e tupi Ø Português e africanismos Ø Português e outras línguas modernas Ø A língua portuguesa nos cinco continentes | Saiba que a língua que usamos hoje em nossa comunicação é oriunda de períodos neoclássicos. | |
& PRODUÇÕES DE TEXTOS Ø Descritivos Ø Narrativos Ø Dissertativos | Sejam capazes de exteriorizar de forma descritiva, narrativa ou dissertativa e de modo coesa coerente, escrita e/ou oralmente todas as produções que permearam o processo comunicativo diário. | |
& LIVRO: Ø A Moreninha | Compreendam que mesmo sem ter compromisso com a realidade, o texto literário busca representá-la. | |
& FILME: Ø Matrix | Constatem o uso das várias linguagens na comunicação diária. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário