Pages

terça-feira, 8 de março de 2011

PLANO DE CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE - 3ª SÉRIE

PERÍODO: De 07 de fevereiro a 29 de abril  BIMESTRE:


CONTEÚDOS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
AVALIAÇÃO



& O QUE É UM TEXTO
Ø  Todo texto tem um contexto
Ø  O contexto situacional
Ø  O contexto histórico
Ø  Todo texto fala com alguém
Ao final de cada conteúdo estudado, espera-se que os alunos:

A avaliação será contínua de forma objetiva/discursiva quantitativa e qualitativa onde serão verificados os resultados no início, durante e ao término do processo de mediação de cada conteúdo a fim de se diagnosticar e superar as dificuldades e estimular os alunos a que continuem dedicando-se aos estudos.

Compreendam que todo processo comunicativo é articulado a partir de texto construído de acordo com as intenções que o seu produtor tem para propiciar o entendimento ao interlocutor.


& NÍVEIS DE FORMALIDADE E VARIANTES LINGUÍSTICA
Ø  Linguagem formal e linguagem informal
Ø  Estrangeirismos
Ø  Neologismos
Ø  Gírias
Ø  Regionalismos
Adequem as diferentes linguagens às situações de uso, aos ambientes e aos interlocutores a fim de produzir sentidos novos e aperfeiçoar os existentes.

& ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE
Ø  Coesão textual – articuladores e anafóricos
Ø  Coerência textual
Ø  Clareza textual
Ø  Redundância
Ø  Ambiguidade

Perceba que para haver textualidade e ser possível se construir sentido, o texto produzido deve ser articulado de modo coeso e coerente;

& DISSERTAÇÃO
Ø  Estrutura do texto dissertativo
Ø  Introdução
Ø  Desenvolvimento
Ø  Conclusão
Ø  A dissertação argumentativa e dissertação subjetiva
Ø  Distinção entre tema e título
Ø  Temas subjetivos
Ø  Temas objetivos
Ø  Temas a partir de imagens
Ø  Argumentação
Ø  Argumentação por citação
Ø  Argumentação por comprovação
Ø  Argumentação por raciocínio lógico
Ø  A argumentação falaciosa
Ø  Persuasão
Produzam, de modo coeso e coerente, os diferentes tipos de dissertação, percebam sua importância para a comunicação e compreendam e as diferentes formas de argumentação.


& ROTEIRO E SINOPSE DE FILME
Ø  Roteiro de cinema
Ø  Sinopse de filme
Percebam as diversas possibilidades de exteriorização das vontades humana por meio de texto e que é possível a partir de um texto, outro ser produzido de forma mais sucinta, mas que expressa a mesma coisa.
& PRODUÇÕES DE TEXTOS
Ø Descritivos
Ø Narrativos
Ø Dissertativos
Sejam capazes de exteriorizar de forma descritiva, narrativa ou dissertativa e de modo coesa coerente, escrita e/ou oralmente todas as produções que permearam o processo comunicativo diário.
& TRABALHO:
Ø Preparação para o filme
Seja capaz de desenvolver a capacidade de interpretação e de produção, saiba identificar a finalidade, reconheça as diferenças, desenvolva habilidades de expressão em diversas linguagens nos diferentes gêneros de textos e saiba avaliar a adequação da linguagem à situação comunicativa.
& LIVRO
Ø  A Hora da Estrela
Compreendam que mesmo sem ter compromisso com a realidade, o texto literário busca representá-la.
& FILME
Ø  Matrix
Constatem o uso das várias linguagens na comunicação diária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário