PERÍODO: De 07 de fevereiro a 29 de abril BIMESTRE: 1º
CONTEÚDOS | COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | AVALIAÇÃO |
& O QUE É UM TEXTO Ø Todo texto tem um contexto Ø O contexto situacional Ø O contexto histórico Ø Todo texto fala com alguém | Ao final de cada conteúdo estudado, espera-se que os alunos: | A avaliação será contínua de forma objetiva/discursiva quantitativa e qualitativa onde serão verificados os resultados no início, durante e ao término do processo de mediação de cada conteúdo a fim de se diagnosticar e superar as dificuldades e estimular os alunos a que continuem dedicando-se aos estudos. |
Compreendam que todo processo comunicativo é articulado a partir de texto construído de acordo com as intenções que o seu produtor tem para propiciar o entendimento ao interlocutor. | ||
& NÍVEIS DE FORMALIDADE E VARIANTES LINGUÍSTICA Ø Linguagem formal e linguagem informal Ø Estrangeirismos Ø Neologismos Ø Gírias Ø Regionalismos | Adequem as diferentes linguagens às situações de uso, aos ambientes e aos interlocutores a fim de produzir sentidos novos e aperfeiçoar os existentes. | |
& ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE Ø Coesão textual – articuladores e anafóricos Ø Coerência textual Ø Clareza textual Ø Redundância Ø Ambiguidade | Perceba que para haver textualidade e ser possível se construir sentido, o texto produzido deve ser articulado de modo coeso e coerente; | |
& DISSERTAÇÃO Ø Estrutura do texto dissertativo Ø Introdução Ø Desenvolvimento Ø Conclusão Ø A dissertação argumentativa e dissertação subjetiva Ø Distinção entre tema e título Ø Temas subjetivos Ø Temas objetivos Ø Temas a partir de imagens Ø Argumentação Ø Argumentação por citação Ø Argumentação por comprovação Ø Argumentação por raciocínio lógico Ø A argumentação falaciosa Ø Persuasão | Produzam, de modo coeso e coerente, os diferentes tipos de dissertação, percebam sua importância para a comunicação e compreendam e as diferentes formas de argumentação. | |
& ROTEIRO E SINOPSE DE FILME Ø Roteiro de cinema Ø Sinopse de filme | Percebam as diversas possibilidades de exteriorização das vontades humana por meio de texto e que é possível a partir de um texto, outro ser produzido de forma mais sucinta, mas que expressa a mesma coisa. | |
& PRODUÇÕES DE TEXTOS Ø Descritivos Ø Narrativos Ø Dissertativos | Sejam capazes de exteriorizar de forma descritiva, narrativa ou dissertativa e de modo coesa coerente, escrita e/ou oralmente todas as produções que permearam o processo comunicativo diário. | |
& TRABALHO: Ø Preparação para o filme | Seja capaz de desenvolver a capacidade de interpretação e de produção, saiba identificar a finalidade, reconheça as diferenças, desenvolva habilidades de expressão em diversas linguagens nos diferentes gêneros de textos e saiba avaliar a adequação da linguagem à situação comunicativa. | |
& LIVRO Ø A Hora da Estrela | Compreendam que mesmo sem ter compromisso com a realidade, o texto literário busca representá-la. | |
& FILME Ø Matrix | Constatem o uso das várias linguagens na comunicação diária. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário