Pages

domingo, 28 de agosto de 2011

COMITIVA DA UNEAL DESTACA IDA A CONGRESSO INTERNACIONAL

por Redação com Assessoria


Desembarcaram no final da tarde se sábado (27), em Aracaju, o professor da Uneal Ismar Inácio e seis alunos vindos de um congresso de estudos de discurso no exterior. O V Coloquio de Investigadores em Estudios del Discurso e II Jornadas Internacionales de Discurso e Interdisciplina aconteceu durante a semana na Universidad Nacional de Villa María, na província de Córdoba, Argentina.
As grandes conferências foram: da Drª. Jennifer Leeman, pesquisadora dos Estados Unidos, que abordou um estudo sobre o discurso de raça no censo americano; da pesquisadora mexicana Drª. Teresa Carbô, na qual o destaque foi à relação entre a linguagem verbal e a visual; e a teleconferência com o Dr. Teun Van Dijk, que falou de Barcelona acerca de uma nova teoria do contexto para os estudos de discurso.
Os graduandos da Uneal, orientados por Ismar Inácio, destacaram que a importância da participação no congresso está no fato de estabelecer contato com diversas pesquisas que se dão a partir de um tratamento variado da linguagem. Além disso, acreditam que agora têm uma noção maior da necessidade da pesquisa para a formação acadêmica e profissional, pois, segundo o aluno de Matemática Dayvid Lós, antes o contato com esse mundo da pesquisa estava muito distante.
A graduanda de Letras, Edneide Lima, chama a atenção para o fato de que a ida ao evento formou uma compreensão maior a respeito do processo de metodologia nas pesquisas em linguagem. O estudante de Letras Carlos Lira confirmou dizendo que eles tiveram contato com diferentes jeitos de abordar a linguagem, bem como com a possibilidade de transformar as pesquisas em novos conhecimentos para a sociedade.
Outro estudante de Letras, Aldemir Francelino, disse que ele volta ao curso com mais responsabilidade no tocante às diferentes abordagens dentro das ciências da linguagem e que percebe a grande relevância de unir a teoria à pesquisa através de situações concretas da vida. Ele acredita também que essa ida a outro país para um congresso deste porte pode incentivar a outros graduandos a adentrarem ao processo de pesquisa.
Os pesquisadores que tiveram contato com os trabalhos apresentados por eles ficaram surpresos com o fato de os alunos ainda estarem na graduação e já realizarem pesquisas que não se distanciam das demais que ali estavam sendo discutidas. Por isso, o professor foi parabenizado.
Os alunos foram procurados por pesquisadores que ficaram interessados em seus estudos e trocaram e-mails para estabelecer um maior contato, a exemplo do interesse pela pesquisa que está sendo realizada em linguagem pelos alunos do curso de Matemática.
O professor Ismar Inácio fez questão de agradecer ao Reitor da Uneal, Jairo Campos, e aos diretores do Campus I pelo apoio na atividade acadêmica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário