Pages

domingo, 28 de agosto de 2011


AEROPORTO DE ARACAJU




ALUNOS E PROFESSOR DA UNEAL REPRESENTAM ALAGOAS EM CONGRESSO INTERNACIONAL
Por Assessoria

 Nesta tarde (22-08), 06 alunos graduandos de Letras e Matemática, da Universidade Estadual de Alagoas, Campus de Arapiraca, embarcaram para Córdoba, Argentina, para apresentar, em um congresso internacional, pesquisas orientadas pelo professor Ismar Inácio, doutorando em Linguística-UFPE. O professor viajou também com seus alunos, pois apresentará pesquisa em andamento relacionada à prática de leitura.
Os alunos Dayvid Lós e Djalma Lós, graduandos do 4º período de Matemática apresentarão, na modalidade de comunicação oral, o estudo “O uso do sistema matemático como recurso semiótico em texto públicos”, que busca entender o uso da matemática em textos públicos, tais como comercial de TV, reportagem, capas de revistas, propagandas impressas, etc.
Os alunos Gilda Gabriela e José Carlos Lira, do 4º período de Letras, apresentarão a pesquisa “O tratamento dispensando à análise linguística pela revista Nova Escola”, na modalidade pôster, na qual analisam reportagens do referido periódico, considerado como uma agência de formação de professores, para entender a abordagem que esta revista dá (ou não) à análise linguística – conceito que desde 1998 é proposto para o ensino de língua portuguesa pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, documento oficial do MEC.
Edneide Lima e Aldemir Francelino, estudantes também do 4º período de Letras, falarão, em comunicação oral, sobre a pesquisa “Vozes/silêncios de professores de língua portuguesa sobre análise linguística”, estudo sobre a concepção que o professor de língua portuguesa possui acerca da análise linguística.
O congresso, que acontecerá nesta semana, reúne diversos pesquisadores dos países latinoamericanos, dentre estes estarão pesquisadores consagrados, bem como pesquisadores iniciantes, como é o caso destes estudantes da Uneal. Este encontro de estudos de discurso será em Villa María, cidade da província de Córdoba e é organizado pela Associação Latinoamericana de Estudos de Discurso (ALED).
Para o professor Ismar Inácio, que apresentará o estudo “A análise linguística como instrumento para a leitura enunciativo-discursiva”, esta ida a este evento não tem valor apenas acadêmico, mas também no aspecto cultural, pois pode ser considerada como um momento de intercâmbio com os países latinoamericanos. Professor e alunos destacam o grande apoio da diretora do Campus I, da Uneal, Maria Helena de Melo Aragão, e do vice-diretor Renan Rocha da Silva, bem como do Reitor Jairo José Campus da Costa, pois toda a viagem está sendo custeada pela Uneal.



FONTE: http://www.minutoarapiraca.com.br/noticia/2011/08/22/alunos-e-professor-representam-alagoas-em-congresso-internacional 


DISCUSSÕES APÓS A EXPOSIÇÃO DO TRABALHO


RECEBIMENTO DO CERTIFICADO APÓS AS DISCUSSÕES




Profª. Dra. Marta Ancarani
ORGANIZADORA DO EVENTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário