Pages

domingo, 4 de novembro de 2012

LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNEROS: MARCHA DAS VADIAS NO BRASIL

Nos moldes anteriormente estabelecidos, elabore um texto dissertativo-argumentativo a partir do tema que segue.
 
 
 
TEMA:  Os movimentos e as redes sociais têm conseguido, de fato, ajudar a estabelecer a igualdade de gênero no País?
 
DATA DE ENTREGA: 12 de novembro de 2012.
 
Publicado por aiesecblogbr em 7 de junho de 2012
Categoria: Sem categoria

 

Mobilizações por todo o país apontam para a relevância das discussões de gênero, mobilizando milhares de pessoas pelo fim da violência feminina e da culpabilização das mulheres pelo estupro

 
Os últimos meses têm sido marcados, em todo o Brasil, por mobilizações contra a violência de gênero e a culpabilização das mulheres pela violência sexual. Os protestos fazem parte de um movimento internacional, denominado Slut Walk, traduzido no Brasil como Marcha das Vadias. O movimento teve início no Canadá, quando um oficial de segurança, ao proferir palestra na Universidade de Toronto, orientou as mulheres “a não se vestirem como vadias” como medida de segurança para evitar o estupro. A fala do policial causou revolta nas mulheres canadenses e mais de 3 mil mulheres foram às ruas de Toronto para protestar.

Foto: Alexandra Martins Costa

No Brasil, as marchas têm tido um caráter de protesto que vai além do pedido pelo fim da culpabilização das mulheres pelo estupro. A luta pelo fim da violência doméstica, física, simbólica e sexual também motivou as mulheres a saírem às ruas para exigirem o fim do machismo e a igualdade de gênero.
As marchas ocorridas no país foram movimentos autônomos e espontâneos, mobilizados prioritariamente pelas redes sociais e divulgados por meio de panfletos e cartazes espalhados pelas cidades. Os protestos conseguiram enfatizar a relevância das discussões de gênero nas mais diferentes esferas, mobilizando milhares de pessoas não somente no Brasil, mas em países como Argentina, México, Holanda, Estados Unidos, entre outros.
O nome Marcha das Vadias, traduzido do inglês Slut Walk, gerou polêmica. A organização da marcha de Brasília afirma que a intenção das brasileiras foi se apropriar do nome e ressignifica-lo, questionando: afinal, vadias por quê? Os cartazes presentes na marcha de Brasília ilustravam a intenção: “se ser vadia é ser livre, somos todas vadias”.
Os cartazes, gritos e palavras de ordem que marcaram as marchas por todo o país, evidenciam a luta das mulheres pelo fim do machismo e da violência de gênero. Alguns gritos como: “o corpo é meu, a cidade é nossa” e “meu corpo, minhas regras” enfatizaram que a liberdade das mulheres passa pelo direito de se vestir e agir livremente, sem que se justifique qualquer agressão.

Texto extraído do site do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário