Pages

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CARTA DO LEITOR

O gênero em questão parece-nos tão familiar que basta apenas folhearmos as páginas de alguns jornais ou revistas para constatarmos sua evidência. Como bem retrata sua denominação, a carta do leitor constitui-se em um espaço destinado somente a ele para que possa deixar suas impressões acerca de uma matéria com a qual estabeleceu contato.
Mas, afinal, será que o objetivo retratado por tais impressões é o de somente elogiar? Não somente este, mas também o leitor poderá fazer uma crítica, até mesmo sugerindo melhoria, expressar sua dúvida acerca de algum assunto que não foi expresso assim de forma tão clara, entre outras propostas. No instante em que se propõe a relatar algo, o leitor pode referir-se às ideias expressas pelo discurso, à maneira pela qual ele foi abordado ou até mesmo à qualidade que a ele se atribui. Outra possibilidade de igual pertinência revela-se no fato de o leitor fazer alusão a uma determinada carta já retratada por outro leitor, concordando ou não com o ponto de vista expresso por esta.
No que se refere à linguagem podemos dizer que ela costuma variar, isto é, no caso de tratar-se de um público jovem, obviamente que o discurso irá atender às exigências deste, pautando-se por uma mensagem um pouco mais informal. Já no caso de tratar-se de um público mais exigente, não tenha dúvida de que o padrão formal se revelará com mais expressividade.
Outros dois aspectos são dignos de nota. Um é quanto à forma pela qual as cartas são registradas no próprio veículo de comunicação; ou seja, quando muito extensas, as pessoas responsáveis pela edição encarregam-se de reduzi-las, embora mantendo o assunto principal. O outro diz respeito à estrutura da qual ela se compõe, assemelhando-se às demais cartas, constando-se dos seguintes elementos:
* Data;
* Vocativo;
* Corpo do texto;
* Despedida;
* Assinatura.

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Fonte: http://www.alunosonline.com.br/portugues/carta-leitor.html Acesso em 04 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário