Pages

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CARTA PESSOAL

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
A carta, assim como tantos outros exemplos que utilizamos em situações comunicativas distintas, integra a diversidade dos chamados gêneros textuais. Dessa forma, dependendo do objetivo pretendido por meio do discurso, temos a carta pessoal, alvo de nossa discussão, cujo intento é de compartilhar fatos do nosso cotidiano com amigos e familiares que não se encontram ao nosso redor. Temos também a carta aberta e a argumentativa – de reclamação ou solicitação – ambas norteadas agora por outra finalidade: a de argumentar acerca de um determinado assunto, procurando fazer com que o receptor realmente se convença de nossa opinião. 
De forma específica, discorreremos acerca das características presentes na carta pessoal, que como o próprio nome nos indica, trata-se de um texto em que poder prevalecer tanto uma linguagem informal, quanto uma linguagem mais padronizada, obedecendo a critérios mais rígidos. No que se refere à sua estrutura, podemos ressaltar que esta costuma obedecer a uma forma fixa, constituída pelos seguintes elementos:
* Local e data – Ambos os elementos aparecem no início da carta, em geral, à esquerda da folha;
* Vocativo –  Quando o ressaltamos, logo nos remetemos à ideia de evocação, chamamento. Dessa forma, o emissor sempre se dirige ao receptor por intermédio de termos que revelem cortesia, tais como: Prezado (a), Caro (a), Querido (a), entre outros;
* O texto – Representa o discurso propriamente dito, abordando as ideias principais pretendidas por este;
* Despedida e assinatura – A despedida pode variar de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores envolvidos, podendo ser formal, informal, afetuosa ou até mesmo cerimoniosa.
Outro detalhe importante é que a carta, sendo um instrumento de comunicação, a qual é enviada pelo correio, precisa ser devidamente preenchida, em se tratando do envelope que a conduzirá até ao destinatário. Para tanto, temos que a frente se constitui do nome completo e endereço, inclusive o CEP, do destinatário (a pessoa para a qual ela é enviada), e no verso coloca-se o nome do remetente (a pessoa que a envia), também não se esquecendo dos dados retratados de forma completa.

Fonte: http://www.alunosonline.com.br/portugues/carta-pessoal.html Acesso em 16 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário