Pages

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

AOS AMIGOS PROFESSORES

Estamos às vésperas de começarmos mais um ano letivo, para tanto, precisamos estar preparados para novas experiências logo, colegas professores, é importante que tenhamos em mente, qual de fato, é nosso papel e nossa importâncias na vida de nossos queridos alunos, afinal, são eles as razões maiores de nossa profissão.

Reflitamos, então, sobre

O PROFESSOR E SEU PAPEL

Prezado professor: eu sou um sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por homens formados. Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados em colégios e universidades. Assim, tenho minhas suspeitas sobre educação.
Meu pedido é: ajudem seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deveriam produzir monstros treinados, psicopatas hábeis. Ler, escrever, contar só são importantes se servem para fazer nossas crianças e adolescentes mais humanos.
Cheguei a uma conclusão amedrontadora. Eu sou elemento decisivo na sala de aula. É minha relação pessoal que cria o ambiente. É meu humor diário que gera o clima. Como professor, possuo tremendo poder de fazer a vida de nossos alunos miserável ou alegre. Posso ser a ferramenta da tortura ou elemento de inspiração. Posso humilhar ou alegrar, ferir ou culpar. Em todas as situações, é minha resposta que decidirá se meu aluno poderá ser vencido ou vencedor ou ser humano humanizado ou desumanizado.

Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário