Pages

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CONCEITUANDO O GÊNERO ENTREVISTA

Aldemir Francelino
A entrevista é construída acerca dos conhecimentos críticos do entrevistador e do entrevistado referentes a um dado tema, é essencialmente oral. É importante ressaltar que na elaboração da entrevista, a linguagem sofre a influência do contexto que a motiva, de modo que atende às especificidades exigidas pelo tema e os discursos são construídos de modo a despertar os interesses do público. Logo, fica muito evidente a relação de dominação e submissão de um e de outro interlocutor, uma vez que os discursos são produzidos a partir das ideologias e intencionalidades dos envolvidos e, certamente por adequação proposta pela temática sobre a qual a entrevista se desenvolve.
Destarte, a entrevista possui pluralidade de vozes que ficam claras pelos diversos enunciados produzidos pelos participantes, já que há, no mínimo dois indivíduos que por meio de seus discursos contribuem para a formação crítica do público. Seguindo a perspectiva bakhtiniana, deve-se evidenciar o processo de sua produção, ou seja, as relações dialógicas e a sua contextualização sócio histórico-cultural.
O gênero textual entrevista é visto como “uma constelação de eventos possíveis que se realizam como gêneros (ou subgêneros) diversos. Assim, teríamos, por exemplo, entrevista jornalística, entrevista médica, entrevista científica, entrevista de emprego, etc.” (Hoffnagel, 2003: 180). Hoffnagel (2003: 181), citando Marcuschi (2000), pontua as diferenças existentes entre os diversos tipos de entrevistas:

(...) há eventos que parecem entrevistas por sua estrutura geral de pergunta e resposta, mas distinguem-se muito disso. É o caso da ‘tomada de depoimento’ na Justiça ou do inquérito policial. Ou então um ‘exame oral’ em que o professor pergunta e o aluno responde. Todos esses eventos distinguem-se em alguns pontos (em especial quanto aos objetivos e a natureza dos atos praticados) e assemelham-se em outros.

Seguindo os preceitos de Marcuschi, pode-se dizer que esse gênero possui itens gerais comuns a todos os subgêneros, a saber: 1) sua estrutura será sempre caracterizada por perguntas e respostas, envolvendo pelo menos dois indivíduos – o entrevistador e o entrevistado; 2) o papel desempenhado pelo entrevistador caracteriza-se por abrir e fechar a entrevista, fazer perguntas, suscitar a palavra ao outro, incitar a transmissão de informações, introduzir novos assuntos, orientar e reorientar a interação; 3) já o entrevistado responde e fornece as informações pedidas; 4) gênero primordialmente oral, podendo ser transcrito para ser publicado em revistas, jornais, sites da Internet (Hoffnagel, 2003). Entretanto, os itens que diferenciam um subgênero de outro estão relacionados com o objetivo, a natureza, o público-alvo, a apresentação, o fechamento, a abertura, o tom de formalidade, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário