Pages

sábado, 6 de agosto de 2011

A MUTUCA E O LEÃO

Cochilava o leão à porta de sua caverna no momento em que a mutuca chegou.
_Que vens fazer aqui, miserável bichinho? Some-te, retira-te da presença do rei dos animais.
A mutuca riu-se.
_Rei? Não és rei para mim. Não conheço tua força, nem tenho medo de ti.
_vai-te, excremento da terra!
_Vou, mas é tirar-te a prosa  – disse a mutuca.
E atacou-o com a ferroada com tamanha insistência que o leão desesperou. Inutilmente espojava-se, e sovava-se a si próprio com a cauda ou tabefes das patas possantes. A mutuca fugia sempre e, ora no focinho, ora na orelha, ora no lombo, fincava-lhe sem dó o adunco ferrão.
Farta por fim de torturar o orgulhoso rei, a mutuca bazofiou:
_ Conheceste a minha força?  Viste como de nada vale para mim o teu prestígio de rei? Adeus. Fica-te aí a arder que eu vou contar a toda a bicharia a história do leão sovado pela mutuca.
E foi-se.
Logo adiante, porém, esbarrou numa teia, enredou-se e morreu no ferrão da aranha.
MORAL: São mais de temer os pequenos inimigos do que os grandes.

Monteiro Lobato.
VOCABULÁRIO
Adunco: curvo, em forma de gancho.
Basofiar: gabar-se, orgulhar-se, vangloriar-se.
Espojar-se: estender-se e rebolar-se no chão.
Excremento: fezes, tudo quanto os animais expelem pelas vias naturais.
Enredar-se: enroscar-se, emaranhar-se.
Sovar: surrar, bater.                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário