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domingo, 15 de maio de 2011

A EVOLUÇÃO DAS SOCIEDADES: TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO DA NOVA ORGANIZAÇÃO

Este artigo procura demonstrar a Evolução das Sociedades em meio a tantas mudanças.

A preocupação com a qualidade de vida no trabalho levou a organização em estudo Comercial Gerdau a oportunizar a realização de uma pesquisa sobre a matéria.

Proporcionar QVT, consiste em oferecer um ambiente de trabalho com condições favoráveis, sejam de segurança, satisfação das necessidades, motivação e outros fatores que estejam relacionados ao bem estar das pessoas.

Buscar a satisfação e a valorização de quem promove os resultados para as organizações é administração estratégica de RH.

O estudo foi realizado através de um questionário aplicado aos colaboradores da Comercial Gerdau no mês de agosto de 2008, através do seguinte problema de pesquisa:

Quais os fatores que possibilitam a manutenção de um ambiente com QVT?

Para nortear o estudo definiram-se os seguintes objetivos específicos: Identificar junto aos colaboradores fatores que influenciam na satisfação pessoal e profissional, relacionados a qualidade de vida no trabalho, fundamentando-se nos aspectos: Segurança no trabalho, relacionamento interpessoal, fatores motivacionais, clima organizacional, políticas de recursos humanos e estilo de gestão. Identificar junto a organização como a mesma avalia a qualidade de vida dos seus colaboradores durante a realização dos processos de trabalho. Analisar a forma utilizada pela empresa para administrar a qualidade de vida no trabalho, realizando uma analogia com os conceitos constantes do referencial teórico pesquisado. Apresentar a organização em estudo, sugestões de melhoria para alguns aspectos que estejam comprometendo a garantia da manutenção da qualidade de vida no trabalho aos colaboradores.

Para o atingimento dos objetivos propostos, o estudo conta com o embasamento da literatura pesquisada, e da metodologia adotada para dar suporte a obtenção dos dados necessários para uma análise detalhada dos fatores que possibilitam qualidade de vida no trabalho aos colaboradores da empresa Comercial Gerdau.

O Artigo encontra-se estruturado em tópicos. O primeiro tópico compreende a introdução, o segundo apresenta a metodologia utilizada para a realização do estudo. O terceiro tópico contempla um relato das sociedades para melhor compreensão sobre as transformações. O quarto, ressalta as transformações que ocorreram nas organizações. O quinto tópico, apresenta o novo mercado de trabalho, e por fim serão expostas as considerações finais, evidenciando as transformações do trabalho, e o desenvolvimento das organizações, no mundo atual,


2.  METODOLOGIA

Com a elaboração do referencial teórico é possível abordar o que já foi divulgado sobre o objeto de pesquisa, auxiliando assim na formulação do problema em estudo, nas circunstâncias e suposições, buscando dessa maneira o modelo mais adequado à solução do problema.


3. UM BREVE APANHADO DAS SOCIEDADES PARA ENTENDER AS TRANSFORMAÇÕES

No inicio da civilização o sistema social era formado por pequenos grupos e tribos, a economia baseava-se na colheita, caça e pesca, não existia método de produção e a tecnologia era rudimentar. Adotava-se o paradigma de que o mundo era visto puramente em termos naturais, todos os insumos provinham do meio ambiente habitado.

Passa-se então para a sociedade agrícola, onde a terra é recurso fundamental, de obtenção do poder econômico e político. O sistema familiar, tem como paradigma a humanidade com altos padrões de religiosidade e visão mística da vida e adotam como método de produção o artesanato braçal voltado para o consumo próprio e com simples divisão do trabalho com base nas necessidades do trabalho. Nesta sociedade prevalece o regime feudal: leis, religião, classes sociais e políticas, controle das terras, autoridade transmitida, hereditariedade.

Em se tratando da Sociedade Industrial, a família era o papel central na sociedade, começa-se então a busca pela educação e desenvolvimento humano pela necessidade de mão-de-obra baseada em habilidades especifica do trabalhador. A atividade econômica centra-se na produção padronizada, mecanização das industrias e agricultura. As máquinas substituem o trabalho humano, sendo que o método de trabalho é linha de produção e montagem, estabelecem-se a partir daí a hierarquia nas organizações, o capitalismo passa a ser o sistema político. O homem controla seu destino em um mundo competitivo e racional, baseado num sistema de punições e recompensas individuais.

Na sociedade do Conhecimento, o homem desempenha o papel central, busca cada vez mais o conhecimento, novas tecnologias e educação individual, utiliza a informação e o conhecimento na produção de bens e serviços. Os métodos de produção baseiam-se na automação e robotização, e no sistema político, prevalece à democracia participativa e popular.

Na Administração Cientifica, era de Taylor buscava-se a racionalidade no trabalho e a característica principal baseava-se na ênfase nas tarefas, ainda podem ser válidos nos dias de hoje. Para Silva (2002), cada trabalhador objetivava maximizar seus rendimentos monetários, a organização era tida como instrumento racional de trabalho e as questões sociais e emocionais das pessoas, não eram levadas em conta.

Sem dúvida o legado do trabalho de Taylor, Administração Cientifica associa-se a muitas atividades realizadas nas empresas (indústrias montadoras) do século XXI, mesmo que em ritmo acelerado a máquina venha substituindo o trabalho braçal. Drucker (1999) complementa este conceito afirmando que, todo método, nos últimos 100 anos, que apresentou sucesso na elevação da produtividade das empresas, tem se baseado nos princípios de Taylor. O que mudou foi à forma da racionalização dos processos, ao utilizar máquinas e equipamentos de tecnologia de ponta.

4. TRANSFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES VISTAS EM 3 FASES:

No período da Industrialização Clássica, as pessoas eram consideradas recursos de produção, juntamente com os outros recursos organizacionais, como máquinas, equipamentos e capital, a estrutura organizacional tinha formato piramidal e centralizador, modelo burocrático, estabelecimento de regras entre outros.

Período da Industrialização Neoclássica: as organizações tentaram novos modelos de estrutura que proporcionasse inovação e melhor ajustamento, mudando velhos hábitos, maneiras de pensar e agir. A velha concepção de Relações Industriais, recebe o nome de Administração de Recursos Humanos, tendo as pessoas como o recurso mais importante da organização e fator determinante para o seu sucesso.

Período da Informação: nesse período as pessoas e seus conhecimentos e habilidades passam a ser a base principal da nova organização. A velha estrutura passa a basear-se em equipes multifuncionais de trabalho, com atividades provisórias voltadas para missões especificas, surge a organização virtual que passa a funcionar sem limites de tempo ou espaço, com um uso totalmente diferente do espaço físico. Para Angeloni (2002), existem três tipos de homem: o operacional (teoria Clássica); o reativo (Escola de Relações Humanas); e o parentético. Com a emergência da era do conhecimento, este modelo de homem não aceita ser dominado pelos valores da organização, deseja participar, intervir e modificar aquilo com o que não está de acordo.

A partir de 1990, o Brasil passou por um processo profundo de transformações em sua base produtiva, marcado por intensa racionalização e flexibilização no modo de produção do trabalho. Estas transformações ocorridas diminuíram o potencial de trabalho disponível no mercado, dando lugar ao trabalho informal e a conseqüente perda de direitos trabalhistas, o trabalhador não encontra outra opção senão a de inseri-se no mercado informal de trabalhado, no qual, na maior parte das vezes encontra sérias dificuldades de sobrevivência e impossibilidade de retorno pelos anos de trabalho executado através de benefícios como, aposentadoria, seguro desemprego, e outros, ficando a mercê da própria sorte.

As transformações pelas quais vêm passando o mundo do trabalho são protagonizadas pelo movimento da globalização e impulsionados pela tecnologia. O desenvolvimento de novas tecnologias, o início da era da informação, a economia digital, ou economia pós – industrial, e a Internet tem levado a necessidade da descontinuidade gradativa de ações que garantiam a sobrevivência das organizações. Chiavenato (2000, p. 656) descreve:

A tecnologia é a principal ferramenta a serviço do homem e não a mais variável dominadora que impulsiona condições ao comportamento das organizações, como ocorria nas duas eras industriais. Saber usá-la de forma adequada, aproveitando os benefícios que apresenta, principalmente numa economia globalizada, de mudanças rápidas e descontinuas é fundamental e importante para a empresa aumentar sua participação no mercado e principalmente superar o seu concorrente.

Sendo o trabalho profundamente alterado dentro das organizações, há a necessidade das empresas focalizarem a gestão do conhecimento e do capital intelectual como ferramenta de competição. Neste processo o ser humano passa a ser o principal elemento capaz de transformar este cenário, para tornar a organização competitiva.

5. MUDANÇAS: O NOVO MERCADO DE TRABALHO

"O sucesso de uma empresa depende da forma como esta avalia as mudanças que acontecem no ambiente organizacional, e até aonde os departamentos conseguem desenvolver praticas administrativas que ajustem a empresa às necessidades impostas pelo ambiente." Fava (2002. p. 217). Hoje a falta de qualificação e o grande número de exigências feitas pelas empresas, são determinantes para que poucas pessoas se enquadrem em um novo mercado de trabalho, muitos são excluídos por falta de qualificação. Enquanto as vagas diminuem, as empresas aumentam as exigências. O perfil do funcionário procurado pela indústria pode ser resumido na lista: 2º grau completo, experiência anterior e curso técnico, além da facilidade em trabalhar em equipe.

Essa reestruturação do mercado de trabalho, com a proliferação de micro empresas de um só profissional, exige uma qualificação mais especifica ainda, já que o trabalhador terá que ter maior eficácia no autogerenciamento para conquistar clientes e preservar seu espaço de trabalho, e como consequência, cada vez mais pessoas trabalham sem carteira assinada e sem amparo da legislação trabalhista.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

A informação e o conhecimento sustentam a grande transformação no mundo do trabalho e das organizações. A historia marcada por um sistema de produção braçal, artesanal e que mais tarde passou a ser fabril, serviu de estudo para muitos, onde ao analisar cada sociedade desde o inicio da civilização é possível descrever que o trabalho do homem, rudimentar, visto meramente como um recurso de produção, voltado para satisfazer suas principais necessidades passou por um grande processo de transformação. O homem desde o inicio da civilização buscou o conhecimento, e desenvolveu a alta tecnologia.

Contudo, a tecnologia que transformou os processos de trabalho visando o aumento de produtividade e qualidade, deu lugar às novas organizações e filtrou o trabalho do homem, pois se este depende das organizações para sobreviver, precisa dominar e entender a informação e a tecnologia.



REFERÊNCIAS

ANGELONI, M. T. Organizações do Conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2002.

CHIAVENATO, I. Introdução da Teoria Geral da Administração. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

DRUCKER, P. F. Desafios Gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1999.

FAVA, R. Caminhos da Administração. 1 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SILVA, R. O. Teorias da Administração. São Paulo: Pionera Thomson Learning, 2002.

[1] Graduanda do Curso de Especialização em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus de Pato Branco

[2] Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, MBA e Gestão Empresarial, professora do Curso de Administração da Faculdade de Pato Branco-FADEP

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