Pages

sexta-feira, 13 de maio de 2011

AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM

TEXTO COMPLEMENTAR 

LEITURA

O desenvolvimento humano e o avanço das civilizações dependem do progresso alcançado em suas atividades, a descoberta do fogo, a divisão do trabalho, as máquinas, as tecnologias; mas, acima de tudo, da evolução dos meios de receber comunicação e de se comunicar, de registrar o conhecimento e do desenvolvimento da escrita e fonética. O homem necessita comunicar para progredir, quanto mais avançada for a capacidade de comunicação de um conjunto de indivíduos mais rápida será a sua progressão. A capacidade de comunicação de um conjunto de indivíduos (uma tribo, um país, etc), é decorrente da sua cultura, portanto a comunicação e a cultura estão interligadas e uma impulsiona a outra.
O homem criou além do mundo natural um mundo artificial. Essa segunda natureza criada pelo homem recebe o nome de cultura.
Cultura é todo fazer humano que pode ser transmitido de geração a geração.
A linguagem é, portanto, um elemento da cultura de um povo.

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Função Referencial ou Denotativa - é aquela que traduz a realidade exterior ao emissor. Ex.: os jornais sempre utilizam esse tipo de linguagem pois, relatam fatos verdadeiros, os livros didáticos, de história, geografia, etc., também usam essa mesma linguagem.


Função Emotiva ou Expressiva - é aquela que traduz opiniões ou emoções do emissor. Essa linguagem se caracteriza quando alguém expressa sua opinião sobre determinado assunto. Ex.: "Eu acho que aquele rapaz não está passando bem, parece que está com febre".

Função Fática - é aquela que tem por objetivo prolongar o contato com o receptor ou iniciar uma conversa, caracteriza-se pela repetição de termos. Ex.: "O que você acha dos políticos? - Olha, no meu ponto de vista, sabe, eu acho que,...bem...como eu estava dizendo, os políticos, sabe como é né? É isso aí".

Função Conativa ou Apelativa - é aquela que tem por objetivo influir no comportamento do receptor, por meio de um apelo ou ordem. As propagandas veiculadas na televisão são um bom exemplo desse tipo de linguagem. Ex.: "Compre o sabão espumante, que borbulha melhor do que qualquer outro!".
São características dessa função: verbos no imperativo, presença de vocativos; pronomes de segunda pessoa.

Função Metalinguística - é aquela que utiliza o código para explicar o próprio código. Um bom exemplo dessa função são os dicionários da língua portuguesa.

Função Poética - é aquela que enfatiza a elaboração da mensagem de modo a ressaltar o seu significado. Ao utilizar essa função o autor se preocupa com rimas e comparações bem escolhidas, dando importância fundamental à maneira de estruturar a mensagem. Embora seja mais comum em poesia, essa função pode aparecer em qualquer tipo de mensagem linguística. Ex.: "sua alma sua palma" (provérbio), Gilberto Gil (nome de artista).

Significante e Significado

A linguística, além da parte sonora, está carregada de um significado, uma ideia. Portanto, o signo linguístico constitui-se de duas partes: o Significante que é o lado material (os sons da língua falada ou as letras na língua escrita), e o Significado que é o lado imaterial, ou seja, a ideia que é transmitida pelos fonemas (sons ou pelas letras).

a) "Comprei um geladeira nova!"

b) "Minha namorada está uma geladeira comigo!"

Note que o mesmo signo (geladeira) tem dois significados diferentes dependendo do contexto em que aparece, na frase a, geladeira significa um móvel destinado a manter seu interior em baixa temperatura, na frase b, geladeira pode significar frieza, desprezo, ausência de sentimentos. Deduzimos então, que o significante geladeira tem mais de um significado. No caso a, o signo está empregado em sentido denotativo.

Denotação - consiste em utilizar o signo no seu sentido próprio e único, não permite outra interpretação.

No caso b, a palavra está empregada em sentido conotativo, porque ao signo foi atribuído um novo significado.

Conotação - consiste em dar novos significados ao valor denotativo do signo. O valor denotativo ou conotativo do signo depende do contexto em que este signo se encontra. Ex1: João da Silva é negro. Ex2: Seu futuro será negro.

Sinonímia - Propriedade de duas ou mais formas linguísticas apresentarem o mesmo significado:

Exemplos: coragem/destemor; ligeiro/lépido/rápido/veloz; tolo/bobo

Obs.: Não existe sinonímia perfeita, já que dificilmente um vocábulo substitui outro com perfeita equivalência de sentido. Quando dizemos que, alguém apresentou uma dúvida tola, não corresponde ao mesmo que dizer que, alguém apresentou uma dúvida boba. A palavra boba neste caso teria uma conotação mais vulgar.

 

Polissemia - Propriedade que uma mesma palavra tem de assumir vários significados dependendo do contexto em que ela ocorre. veja os exemplos que seguem:

Não dá para comparar água com vinho. (ser possível)

Quem dá aos pobres, empresta a Deus. (fazer doação de algo)

Dá pena de ver o estado daquele homem. (provocar)

Deu com a cara na porta. (bater)

Ela deu uma boa explicação. (apresentar)

Reinaldo Dias - Adaptado do livro Língua e Literatura - Carlos Faraco e Francisco Moura - editora ática

Nenhum comentário:

Postar um comentário