BARROCO NA EUROPA E NO BRASIL
Introdução
Nesse
trabalho mostraremos um pouco da história do BARROCO na EUROPA
e no BRASIL falando tudo sobre ele, o que é, quando
começou, e quem instituiu o BARROCO na EUROPA e no BRASIL.
O
Barroco
O
estilo barroco é de origem controvertida. Pode ter nascido na Itália, mas criou
raízes na Espanha entre poetas e pintores do século XVII. A literatura barroca
chega a Portugal em um período marcado por grandes tensões e mudanças. Portugal
e Espanha tinham um único rei. Com o desaparecimento de D. Sebastião (rei de
Portugal), Felipe II torna-se herdeiro do trono e consolida a unificação da
península ibérica. Surge, então, o mito do SEBASTIANISMO,
crença segundo a qual os portugueses achavam que D. Sebastião não morrera na
batalha de alcácer-quibir, na áfrica e voltaria em breve para retomar o trono
português.
Além disso, nessa época, Portugal atravessava uma série de crises econômicas. O comércio com as especiarias orientais decaiu e a economia portuguesa declinava, uma vez que os lusos ainda não contavam com as riquezas das colônias conquistadas.
Além disso, nessa época, Portugal atravessava uma série de crises econômicas. O comércio com as especiarias orientais decaiu e a economia portuguesa declinava, uma vez que os lusos ainda não contavam com as riquezas das colônias conquistadas.
O
barroco toma denominação diferentes, que variam de uma região para outra da
Europa: Gongorismo, Marinismo, precionismo e etc...
Gongorismo:
estilo do poeta espanhol Gôngaro; termo que os partidários dessa tendência
literária utilizavam; emprego exagerado de metáforas, trocadilhos, jogos de
palavras.
Marinismo: de influência do poeta italiano Giambattista Marini (1569 – 1625); caracterizada pela afetação no estilo.
Marinismo: de influência do poeta italiano Giambattista Marini (1569 – 1625); caracterizada pela afetação no estilo.
Preciosismo:
como tendência literária voltada para a perfeição da forma e a sutileza da
frase; muito em voga na corte de Luis XIV, rei sol.
Eufuismo:
estilo afetado, extravagante, comparável ao gongarismo português e ao
preciosismo francês. Recebeu esse nome em conseqüência da novela de John Lyly:
EUPHUES.
No
século XVII temos à reação da igreja contra idéias do antropocentrismo
difundido pelo renascimento e contra a reforma protestante, solidificada na
Inglaterra, Holanda e regiões do Reno e do Báltico.
Esta
reação da igreja, na tentativa de recuperar seu poder, chamou-se
contra-reforma. Foi um movimento caracterizado pela censura de textos e idéias,
com decisões elaboradas a partir do concílio de Trento, ocorrido de 1545 a
1563. A companhia de Jesus de combatia com vigor as idéias da reforma
protestante. O ensino passa a ser atribuição dos jesuítas. Qualquer avanço no
campo científico-cultural passava pela censura eclesiástica. Tudo isso fez com
que a península ibérica não acompanhasse o progresso cientifico da Europa.
Portugal manteve-se alheio as idéias de Galileu, Copérnico, Newton e descartes.
Entre essas descobertas estão as leis da mecânica e o processo de circulação do
sangue no corpo humano.
Nesse
clima de profundas transformações de ordem social, política, econômica é que se
desenvolve a estética barroca. O barroco reflete a tentativa de conciliar
forças antagônicas: o bem e o mal, o espírito e a matéria, o céu e a terra, a
pureza e o pecado, a razão e a fé.
No
Brasil:
Com
a expansão do comercio, a economia mercantista do Brasil colônia, com toda a
sua produção, volta-se para a metrópole. A cana de açúcar, no nordeste, atinge
rapidamente seu apogeu, mas entra logo em declínio. Em minas gerais, a extração
de minério – outra fonte de riqueza – contribui para o desenvolvimento
econômico.
Após
a expulsão definitiva dos franceses (1615), ocorrem às invasões holandesas
(1624 a 1630), e o conde Mauricio de Nassau administrava as regiões ocupadas
pelos holandeses (1637-1644). O nordeste passa por rápidas mudanças culturais e
econômicas através do contato com os holandeses, até a sua expulsão, em 1654.
É
nesse contexto que a arte barroca surge, influenciada fortemente pelas tensões
de sua época.
As
artes:
Na
PINTURA, é clara a influência do conflito entre razão e fé. As obras de arte
demonstram essa dualidade através do uso do contraste, como claro e escuro, luz
e sombra, além da exploração das idéias de profundidade e de intensidade
dramática. Na ARQUITETURA, o estilo é retorcido, cheio de detalhes, exagerado,
refletindo o próprio conflito vivido pelo homem desta época. A arte
renascentista, baseada no equilíbrio, dá lugar a uma arte mais intensa,
emocional, envolvente, que expressa as emoções de forma passional.
O
Barroco na literatura:
A
designação de BARROCO chega a ser quase ambígua, quando se quer classificar
esse estilo de época. Assim, BARROCO é sinônimo de BIZARRO. Esse termo, segundo
a critica das artes plásticas, é sinal de mau gosto, de coisa absurda.
Para efeito didático, podemos dizer BARROCO ou SEISCENTISMO (estilo literário do século XVII) – inicia-se em portugal em 1580 com a UNIFICAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA e vai até 1756 com a FUNDAÇÃO DA ARCADIA LUSITANA.
A
literatura barroca é fruto do conflito característico de sua época. Pressionado
pela igreja e pelo racionalismo, o homem perde-se entre dois pólos opostos:
IGREJA
X PENSAMENTO RENASCENTISTA
SALVAÇÃO
X PECADO
CÉU
X INFERNO
ESPIRITO
X CARNE
CARNE
X RAZÃO
Características
do Barroco:
Atormentado
por este conflito, o homem produz textos literários com características
bastante nítidas. São elas:
1.
Uso do contraste: as idéias
opostas seduzem o barroco; os textos mostram choques entre amor e dor, vida e
morte, religiosidade e erotismo, juventude e velhice etc...
2.
Pessimismo: conflito entre o eu e
o mundo. A vida terrena é vista como triste e cheia de sofrimento, enquanto que
a vida celestial é luminosa e tranqüila.
3.
Presença de impressões sensórias: usando
seus sentidos, o homem busca captar todo o sentido da miséria humana,
ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis.
4.
Preocupação com a transitoriedade da vida: por
ser curta, a vida não permite que o homem a viva intensamente, como seria seu
desejo.
5.
Intensidade: desejo de expressar
as emoções fortes do amor, do desejo e da dor em profundidade, na tentativa de
encontrar o sentido da existência humana.
6.
Linguagem complicada, excessivamente
trabalhada, através de:
• Expressões eruditas;
• Expressões eruditas;
• Sintaxe
rebuscada, com o uso freqüente da ordem inversa.
• Repetições
• Paralelismo
• Uso abusivo de figuras de linguagem, principalmente antíteses, hipérboles, paradoxos e metáforas;
• Repetições
• Paralelismo
• Uso abusivo de figuras de linguagem, principalmente antíteses, hipérboles, paradoxos e metáforas;
• Uso freqüente
de frases interrogativas
7. tentativa
de conciliação entre a religiosidade e o racionalismo: há uma
constante oscilação entre os dois opostos.
Duas
correntes se distinguem na literatura barroca: o cultismo e o concretismo
O
cultismo:
Esse
estilo é marcado pela erudição, pelo rebuscamento, pelo uso de iversões brutais
e de numerosas figuras
de linguagem. Trata-se de uma espécie de JOGO DE PALAVRAS, exageradamente
trabalhado quanto á forma.
O
conceptismo:
Desenvolveu-se
paralelamente ao cultismo. Definiu-se na primeira metade do século XVII nas
obras de grades escritores: Quevedo, padre Vieira e Shakespeare. É um estilo
fluente, pouco rebuscado, preocupado em expor, através do raciocínio lógico,
idéias e conceitos.
Num
texto com as características conceptistas, há o emprego da linguagem figurada:
inversões, antíteses; há jogo de palavras e de idéias.
O
Barroco no Brasil:
O
Barroco é um estilo de época comum a quase toda a Europa. No Brasil, escritores
do século XVII e primeira metade do século XVIII seguiram os modelos padrões
europeus.
O estilo barroco desenvolve-se inicialmente nas artes plásticas, atingindo a sua fase áurea, de modo especial, nos estados de minas gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.
O barroco brasileiro na literatura tem como marco inicial a publicação da obra Prosopopéia, de bento Teixeira em 1601. Essa obra é constituída de 94 oitavas, nela o autor exalta as qualidades do governador de Pernambuco, JORGE ALBUQUERQUE COELHO, e de seu irmão Duarte.
O estilo barroco desenvolve-se inicialmente nas artes plásticas, atingindo a sua fase áurea, de modo especial, nos estados de minas gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.
O barroco brasileiro na literatura tem como marco inicial a publicação da obra Prosopopéia, de bento Teixeira em 1601. Essa obra é constituída de 94 oitavas, nela o autor exalta as qualidades do governador de Pernambuco, JORGE ALBUQUERQUE COELHO, e de seu irmão Duarte.
O
término desse movimento no Brasil é assinalado com a publicação do livro OBRAS
(1768), de Cláudio Manuel da costa, introduzindo, assim, o Arcadismo no Brasil.
Autores
barrocos:
Dos
escritores que manifestaram tendência barroca em suas obras destacam-se
Gregório de matos e padre Antônio Vieira.
Gregório
de Matos Guerra
Fez
doutorado em direito, em Coimbra, e permaneceu mais de trinta anos em Portugal.
Veio então para o Brasil e passou a viver na Bahia.
Gregório
de matos é o autor mais representativo da poesia desse período da nossa
historia literária. É poeta lírico, satírico e religioso. Em seus poemas
manisfeta aspiração religiosa, expressa o amor carnal e satiriza a sociedade
baiana da época. Com isso ganha a antipatia de inúmeras pessoas de seu tempo e
é obrigado a partir em exílio para angola.
Sua
produção literária pode ser agrupada em três divisões temáticas:
A) Poesia
satírica: nela critica as autoridades da época, as mulheres de
constumes indecorosos, os ricos senhores de engenho, os padres e os
comerciantes poucos honestos.
Pelas
suas sátiras, Gregório de Matos foi apelidado de BOCA DO INFERNO, por sua
habilidade em criticar personalidades e costumes de seu tempo.
B) Poesia
lírica: neste tipo de poema o poeta fala de suas fortes paixões e dos
sofrimentos por amor. Os sonetos líricos de Gregório de Matos são bem
elaborados. Por ser um bom conhecedor da arte de fazer poesias, expressa seus
sentimentos amorosos com grande habilidade de mestria.
C) Poesia
religiosa: o poeta, arrependido, pede perdão de seus pecados; sofre
remorso por suas ações apaixonadas e insensatas; há sempre um conflito entre
pecado e perdão
1. Contexto
histórico do Barroco
O
panorama europeu do século XVII se caracteriza pela existência de conflitos de
ordem religiosa, política, econômica e social.
• Aumento
de influência da burguesia, graças ao desenvolvimento do capitalismo
mercantilista.
• Término
do ciclo das grandes navegações.
• Pessimismo
reinante entre os portugueses, decorrente do domínio espanhol a que estavam
submetidos desde 1580.
• Reforma
protestante, liderada por Calvino e Lutero que se solidifica na Inglaterra e
Holanda, fazendo dessa úultima um abrigo de dessidentes religiosos.
• Divisão
da igreja como conseqüência da reforma. Essa cisão marcou toda a cultura
européia seiscentista, levando a igreja católica a se organizar num movimento
contra reforma, centralizado principalmente em portugal e Espanha
Caracteriza
esse movimento uma profunda reação àquela visão antropocêntrica de mundo
cristalizado no renascimento. Conseqüência propunha uma volta ao medievalismo e
irrestrita fé na autoridade da igreja e do rei.
O
retorno a visão medieval de mundo implicaria a perda da humanidade soberana
conquistada pelo homem renascentista. Confrontam-se, por isso, duas forças
opostas: antropocentrismo e teocentrismo.
Tentando atingir a síntese, o homem da época procura conciliar esses dois elementos.
Tentando atingir a síntese, o homem da época procura conciliar esses dois elementos.
Antropocentrismo
X Teocentrismo
Dessa
tentativa, resulta a tensão que marca a maneira de pensar, as concepções
sociais, políticas e artísticas da época.
Ao
novo estilo de época que reflete essa tensão dá-se o nome de BARROCO
2. Manifestações
artísticas:
As
manifestações artisicas do BARROCO retratam a procura da conciliação de
forças antagônicas como:
Bem
– mal
Deus
– Diabo
Céu
– Terra
Pureza
– Pecado
Alegria
– Tristeza
Espírito
– Carne
Barroco
em Portugal (1580-1756):
• O
ano de 1580 marca a passagem de portugal ao domínio espanhol o que provoca um
acentuado pessimismo na sociedade lusa.
• Em
1756 acontece a fundação da arcádia lusitana, que marca o inicio de um novo
estilo de época chamado arcadismo
3.
Principais autores e obras
É
estudado pelos críticos nas duas literaturas: a brasileira e a portuguesa. A
obra de vieira compreende
1.
Pe. Antonio vieira (1608-1697)
É
estudado pelos críticos nas duas literaturas: a brasileira e a portuguesa. A
obra de vieira comprende
A)
Obras de profecia: História do futuro e Esperanças de Portugal
B)
Oratória: Sermões: (15 volumes). Os mais famosos sermões de viera eram sermão
da sexagésima (tem por assunto a arte pregar)
Sermão
pelo bom sucesso: das armas de portugal contra as de holanda (contra a invasão
holandesa do brasil em 1640)
Sermão
de santo Antônio, também conhecido como sermão aos peixes (aborda a questão da
escravidão indígena)
2.
Francisco Manuel de melo (1608-1666)
A) Poesia:
Obras métricas
B)
Prosa: Cartas de caráter moralista e doutrinário, como cartas familiares e
castas de guia de casados.
C)Teatro:
Auto da fidalgo aprendiz (comedia)
3.
Pe Manuel Bernardes (1644-1710)
Sua
obra mais importante é a Nova floresta, prosa outrinal e religisa.
4. Francisco
rodrigues lobo (1580?-1622)
Poesia: Prosa
Églogas
– o pastor peregrino Corte na Aldeia
Bibliografia:
http://www.barroco.com
Livro:
Não especificado o nome deles
Autoria: Fernando henrique
do Rego
Fonte:
http://portal.zun.com.br/?site=http://www.coladaweb.com/literatura/barroco-na-europa-e-no-brasil
Acesso
em 14 de agosto de 2012.
CARACTERÍSTICAS DO BARROCO
a) CULTISMO ou GONGORISMO
– É o jogo de palavras; é o rebuscamento da forma, é a obsessão pela linguagem
culta, erudita, por meio de inversão da frase (hipérbato), do uso de palavras
difíceis.
É o abuso no emprego de figuras de
linguagem, especialmente a metáfora, a antítese e o hipérbato.
O principal cultista do barroco
mundial foi o espanhol Luiz de Gôngora. No Brasil, Gregório de Matos.
b) CONCEPTISMO – É o
aspecto construtivo do Barroco, voltado para o jogo das idéias e dos conceitos.
É a preocupação com as associações
inesperadas, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.
O principal conceptista do barroco
mundial foi o espanhol Francisco de Quevedo. No Brasil, padre Antônio Vieira.
c) TEOCENTRISMO x
ANTROPOCENTRISMO – O rebusca-mento da arte barroca é reflexo do dilema
em que vivia o homem do seiscentismo (os anos de 1600). Daí as preferências por
temas opostos: espírito e matéria, perdão e pecado, bem e mal, céu e inferno.
Tudo isso gerava a preocupação com a brevidade da vida (carpe diem)
4. AUTORES DO BARROCO BRASILEIRO
1. BENTO TEIXEIRA
Iniciador do Barroco no Brasil, autor
de Prosopopéia.
2. GREGÓRIO DE MATOS
O Boca do Inferno; poeta maior do
Barroco brasileiro.
3. PADRE ANTÔNIO VIEIRA
Maior orador sacro de nossa
literatura.
4. MANUEL BOTELHO DE OLIVEIRA
Autor de Música do Parnaso (1705),
primeira obra publicada por um autor brasileiro.
O movimento brasileiro, influenciado
pelo barroco português, apresentou suas próprias características, pois
diferente da realidade portuguesa de luxo e pompa da aristocracia, o Brasil
vivia uma realidade de violência, em que se perseguiam os índios e escravizavam
os negros.
No Brasil, o barroco ganhou impulso entre 1720 e 1750, momento em que várias academias literárias foram fundadas por todo o país.
No Brasil, o barroco ganhou impulso entre 1720 e 1750, momento em que várias academias literárias foram fundadas por todo o país.
A obra Prosopopeia, de Bento Teixeira,
marca o início do barroco no Brasil.
O centro de riqueza da época era Minas Gerais, e foi lá que a produção artística, ligada à igreja, concentrou-se. O arquiteto, entalhador e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi o grande representante dessa tendência nas artes plásticas, o estilo rococó predominava em suas esculturas de materiais típicos nacionais, como a madeira e pedra-sabão.
Os escritores que mais se destacaram foram:
O centro de riqueza da época era Minas Gerais, e foi lá que a produção artística, ligada à igreja, concentrou-se. O arquiteto, entalhador e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi o grande representante dessa tendência nas artes plásticas, o estilo rococó predominava em suas esculturas de materiais típicos nacionais, como a madeira e pedra-sabão.
Os escritores que mais se destacaram foram:
Na poesia:
- Gregório de Matos
- Bento Teixeira
- Botelho de Oliveira
- Frei Itaparica
Na prosa:
- Pe. Antônio Vieira
- Sebastião da Rocha Pita
- Nuno Marques Pereira.
Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
BENTO TEIXEIRA
Veio cedo para o Brasil; formou-se no Colégio da
Bahia, onde foi professor de primeiras letras.
Assassinou a mulher em 1594; fugindo à prisão, refugiou-se em Pernambuco, no convento dos beneditinos, em Olinda.
Assassinou a mulher em 1594; fugindo à prisão, refugiou-se em Pernambuco, no convento dos beneditinos, em Olinda.
A redação de Prosopopéia aconteceu durante o
isolamento no convento. Tudo indica que o motivo não era outro senão o de
agradar os poderosos, principalmente Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da
Capitania de Pernambuco.
PROSOPOPEIA
POEMA ÉPICO – Poemeto épico,
em 94 estâncias (o mesmo que estrofe) de oitava-rima (as estrofes de oito
versos têm os dois últimos rimando entre si), em versos decassílabos (dez
sílabas métricas), conforme ensinava Camões, em Os Lusíadas.
O livro conta os feitos históricos de Jorge de
Albuquerque Coelho, governador de Pernambuco, a quem o autor pretendia agradar.
A imitação de Os Lusíadas é freqüente, desde a
estrutura até as construções sintáticas. Isto tirou da obra o valor literário
que, porventura, pudesse ter, ficando a fama histórica de ser o livro
inaugurador do Barroco brasileiro.
Considerado o primeiro poema épico de nossa
literatura.
Considerado poema laudatório (que contém louvor).
Personagens de Prosopopéia:
a) Proteu (narrador). Na mitologia grega, “Proteu”
é deus marinho, capaz de se transformar em animais, em água e em fogo.
b) Jorge de Albuquerque (herói).
GREGÓRIO DE MATOS
Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador,
Bahia, em 7 de abril de 1636. Faleceu em Pernambuco, em 1696.
De família
abastada, Gregório estudou com os jesuítas de Salvador. Em 1650, com 14 anos,
embarcou para Portugal (Lisboa), aonde foi com o propósito de estudar
Direito.
Matriculou-se na
Universidade de Coimbra, onde se formou em julho de 1661 e passou a exercer a
magistratura.
Interrompeu a
carreira de juiz para voltar ao Brasil (por volta de 1680). Supõe-se que,
nessa altura, já teria feito conhecer o seu talento de repentista e
zombeteiro.
|
POESIA SATÍRICA – Apesar de ter exercido funções religiosas e de
ter um irmão padre (Eusébio de Matos), Gregório não perdoa a Igreja Católica
baiana: faz sátiras ferinas contra padres e freiras, chegando mesmo a usar
palavrões em pleno século XVII.
E nos frades há manqueiras?… Freiras…
E que ocupam os serões?… Sermões.
Não se ocupam em disputas?… Putas.
Com palavras dissolutas
Me concluís, na verdade,
Que as lidas todas de um frade
São freiras, sermões e putas.
E que ocupam os serões?… Sermões.
Não se ocupam em disputas?… Putas.
Com palavras dissolutas
Me concluís, na verdade,
Que as lidas todas de um frade
São freiras, sermões e putas.
Veja o que disse o poeta sobre a Sé da Bahia, órgão
central da Igreja Católica no Brasil:
A nossa Sé da Bahia,
com ser um mapa de festas,
é um presepe de bestas,
se não for estrebaria.
com ser um mapa de festas,
é um presepe de bestas,
se não for estrebaria.
Várias bestas cada dia,
vemos que o sino congrega:
Caveira, mula galega,
o Deão, burrinha parda,
Pereira, besta de albarda,
tudo para a Sé agrega.
vemos que o sino congrega:
Caveira, mula galega,
o Deão, burrinha parda,
Pereira, besta de albarda,
tudo para a Sé agrega.
Depois de
ridicularizar a Igreja Católica, Gregório voltou sua pena satírica contra o
governador-geral da Bahia, Antônio de Sousa Meneses, que esteve à frente do
governo de maio de 1682 a junho de 1684.
BARROCO NO BRASIL
O marco inicial do Barroco brasileiro é o poema épico,
Prosopopéia de Bento Teixeira (1601). Há dúvidas quanto à origem do poeta,
estudos literários recentes afirmam que ele nasceu em Portugal, porém viveu
grande parte de sua vida no Brasil, em Pernambuco.
PROSOPOPÉIA é um poema épico com 94 estrofes, que exalta Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Bento Teixeira imita Camões de maneira infeliz, sua obra é cansativa e tem apenas valor histórico.
PROSOPOPÉIA é um poema épico com 94 estrofes, que exalta Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Bento Teixeira imita Camões de maneira infeliz, sua obra é cansativa e tem apenas valor histórico.
CONTEXTO HISTÓRICO DO BARROCO BRASILEIRO
O Barroco domina durante todo o século XVII e metade do
século XVIII, até 1768.
Na literatura desenvolveu-se na Bahia e nas artes plásticas (esculturas) em Minas gerais
Com as obras do Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), e na pintura do Mestre Ataíde.
BARROCO BRASILEIRO
Na literatura desenvolveu-se na Bahia e nas artes plásticas (esculturas) em Minas gerais
Com as obras do Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), e na pintura do Mestre Ataíde.
BARROCO BRASILEIRO
Movimento artístico e filosófico que surge com o conflito
entre a Reforma Protestante e a Contra Reforma. Seu objetivo era propagar a religião
através de uma arte de impacto, sinuosa, enfeitada ao extremo. Arte altamente
contraditória.
A origem da palavra barroco é obscura, hipóteses têm sido
consideradas mais aceitáveis: barroco era o adjetivo que designava certas
pérolas de superfície irregular e preço inferior. De qualquer forma há um valor
depreciativo na palavra, que durante muito tempo foi usada para indicar uma
arte e uma literatura bizarra, extravagante.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DA LITERATURA BARROCA
O homem dividido entre o desejo de aproveitar a vida e o
de garantir um lugar no céu.
Conflito existencial gerado pelo dilema do homem dividido entre o prazer pagão e a fé religiosa.
Antropocentrismo x Teocentrismo (homem X Deus, carne X espírito).
Conflito existencial gerado pelo dilema do homem dividido entre o prazer pagão e a fé religiosa.
Antropocentrismo x Teocentrismo (homem X Deus, carne X espírito).
Detalhismo e rebuscamento- a extravagância e o exagero
nos detalhes.
Contradição- é a arte do contraditório, onde é comum a
idéia de opostos: bem X mal, pecado X perdão, homem X Deus.
Linguagem rebuscada e trabalhada ao extremo, usando
muitos recursos estilísticos e figuras de linguagem e sintaxe, hipérboles,
metáforas, antíteses e paradoxos, para melhor expressarem a comparação entre o
prazer passageiro da vida e a vida eterna.
Regido por duas filosofias: Cultismo e Conceptismo. Cultismo é o jogo de palavras, o uso culto da língua, predominando inversões sintáticas. Conceptismo são os jogos de raciocínio e de retórica que visavam melhor explicar o conflito dos opostos.
Regido por duas filosofias: Cultismo e Conceptismo. Cultismo é o jogo de palavras, o uso culto da língua, predominando inversões sintáticas. Conceptismo são os jogos de raciocínio e de retórica que visavam melhor explicar o conflito dos opostos.
PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO BARROCO BRASILEIRO POESIA
GREGÓRIO DE MATOS GUERRA nasceu em Salvador, em 1663, estudou em Coimbra, exerceu cargos de magistratura em Portugal até, 1681, quando voltou definitivamente para o Brasil, provavelmente fugindo de inimigos angariados por suas poesias satíricas. Na Bahia, voltou a sofrer perseguições devido a suas sátiras. Por isso ganhou o apelido de Boca do Inferno ou Boca de Brasa.
TEMAS DA POESIA GREGORIANA:
POESIA RELIGIOSA: mostra o autor envolvido pelo
sentimento de culpa e de arrependimento, implorando perdão.
POESIA SATÍRICA: mostra a crítica severa de uma sociedade
marcada pela mediocridade e pela desonestidade, nasce de um sujeito lírico que
adota um ponto de vista conservador e preconceituoso. Seus poemas satíricos
renderam-lhe o apelido de Boca do Inferno.
POESIA ERÓTICA: mostra o uso de palavrões e alusões obscenas, mesmo em textos sutis onde a ambigüidade aparece repleta de safadeza.
POESIA ERÓTICA: mostra o uso de palavrões e alusões obscenas, mesmo em textos sutis onde a ambigüidade aparece repleta de safadeza.
A PROSA BARROCA BRASILEIRA
PADRE ANTÔNIO VIEIRA nasceu em Lisboa, em 1608, chegou ao
Brasil e se instalou em Salvador, iniciando seu noviciado na Companhia de
Jesus. Efetivou uma política de defesa dos cristãos novos, procurando
protegê-los da Inquisição em Portugal.
Sua extensa obra reflete seu envolvimento nos debates
sociais e políticos de Portugal e do Brasil no século XVII. Os sermões e
cartas, além de temas especificamente religiosos também manifestam questões
polêmicas da época como: a luta pela independência portuguesa,, o confronto com
holandeses no nordeste, a escravidão índia e negra, a defesa dos judeus e
cristãos-novos contra a intolerância da Inquisição.
OBRAS: CARTAS E SERMÕES - Sermão da Sexagésima, Sermão de
Santo Antônio aos peixes e outros.
Sua obra é notável pelo manuseio da expressão verbal, são
textos riquíssimos em imagens, jogos de significado e conceitos, metáforas, e
ricos em recursos lingüísticos.
Para a literatura, sua importância foi fundamental.
Vieira fixou a prosa na língua portuguesa nos mesmos padrões de realização
artística a que Camões fixou a poesia, transformando-se num clássico da língua.
O mais conhecido sermão de Vieira, o Sermão da Sexagésima
é uma conclusão de que a palavra de Deus vinha obtendo poucos resultados porque
os pregadores estavam mais aplicados em obter efeitos literários do que moralizantes
o que transformava os sermões em vazios estéticos.
Vieira compara a estrutura do sermão à estrutura de uma
árvore a árvore da vida, onde as partes constituintes da àrvore, todas
relacionadas às partes do sermão.(troncos, ramos,folhas, varas, flores, frutos)
numa ordem simetricamente inversa a seguir(frutos, flores, varas, folhas ,
ramos e tronco. Lendo-se cuidadosamente percebe-se o ritmo das frases e a
cadência do texto. Era uma peça para ser exposta oralmente.
Fonte: http://www.zun.com.br/barroco-no-brasil-e-em-portugal-caracteristicas
Fonte: http://www.zun.com.br/barroco-no-brasil-e-em-portugal-caracteristicas
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