TEXTO 1: Segundo a Lei n. 3.708/2001 e o Decreto n. 30.766/2002, 40% das vagas da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) devem ser destinadas a candidatos auto-declarados pardos e negros.
TEXTO 2: De acordo com a Lei n. 3524 e decretos, 50% das vagas da UERJ devem ser para candidatos que estudaram ao longo do ensino Fundamental e médio em escolas publicas no Rio de Janeiro.
TEXTO 3: “Sou contra a reserva de vagas para negros e pardos porque acho que o problema da não inserção do negro na faculdade não é sua cor, e sim sua condição socioeconômica. O negro não entra na faculdade porque não teve condições de estudar em bons colégios, não fez cursinho, teve que trabalhar, em fim, porque é pobre.”
Daniel Fernandes, 25 anos, autodeclarado pardo, primeiro colocado em medicina no vestibular da UERJ/2003.
TEMA: Com base nas citações anteriores, escreva um texto argumentativo em que você se posicione a respeito dO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS.
Bateu uma saudade de fazer essas redações! Ei, que tema bom é esse? Sempre quis fazer uma redação sobre esse tema, vou fazer uma pra exercitar :D
ResponderExcluirContinue assim, sendo esse professor excelente! Tudo de bom pra você.
Tenho muito que agradecer a este prof que contribuiu para a minha formação. Só agora entendo a importância do que ele dizia a gente: "Tome vergonha na cara" e leia.Continue assim prof Aldemir, ensinado não só a matéria de Português, mas ensinando aos seus alunos a ter sucesso assim como estou tendo aki em São Paulo, sua ajuda foi fundamental para mim.
ResponderExcluir