SINTAXE DE
REGÊNCIA – Regência Verbal e Nominal
Definição:
Dá-se o nome de
regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e
seus complementos. Ocupa-se em estabelecer relações entre as palavras, criando
frases não ambíguas, que expressem efetivamente o sentido desejado, que sejam
corretas e claras.
REGÊNCIA VERBAL
Termo
Regente: VERBO
A regência
verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os
complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos
adverbiais).
O estudo da
regência verbal permite-nos ampliar nossa capacidade expressiva, pois oferece
oportunidade de conhecermos as diversas significações que um verbo pode assumir
com a simples mudança ou retirada de uma preposição. Observe:
A mãe agrada o filho. - agradar significa
acariciar, contentar.
A mãe agrada ao filho. - agradar significa
"causar agrado ou prazer", satisfazer.
Logo, conclui-se
que "agradar alguém" é diferente de "agradar a alguém".
Saiba que:
O conhecimento
do uso adequado das preposições é um dos aspectos fundamentais do estudo da
regência verbal (e também nominal). As preposições são capazes de modificar
completamente o sentido do que se está sendo dito.
Veja os exemplos:
Cheguei ao
metrô.
Cheguei no metrô.
No primeiro
caso, o metrô é o lugar a que vou; no segundo caso, é o meio de transporte por
mim utilizado. A oração "Cheguei no metrô", popularmente usada a fim
de indicar o lugar a que se vai, possui, no padrão culto da língua, sentido diferente.
Aliás, é muito comum existirem divergências entre a regência coloquial,
cotidiana de alguns verbos, e a regência culta.
Para estudar a regência verbal,
agruparemos os verbos de acordo com sua transitividade. A transitividade,
porém, não é um fato absoluto: um mesmo verbo pode atuar de diferentes formas
em frases distintas.
Verbos Intransitivos
Os verbos
intransitivos não possuem complemento. É importante, no entanto, destacar
alguns detalhes relativos aos adjuntos adverbiais que costumam acompanhá-los.
a) Chegar, Ir
Normalmente vêm
acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. Na língua culta, as preposições
usadas para indicar destino ou direção são: a, para.
Exemplos:
Fui ao teatro.
Adjunto Adverbial de
Lugar
Ricardo foi para a
Espanha.
Adjunto Adverbial de Lugar
Obs.: "Ir
para algum lugar" enfatiza a direção, a partida." Ir a algum
lugar" sugere também o retorno.
Importante: reserva-se
o uso de "em" para indicação de tempo ou meio. Veja:
Cheguei a Roma em
outubro.
Adjunto Adverbial de
Tempo
Chegamos no trem
das dez.
Adjunto Adverbial de Meio
b) Comparecer
O adjunto
adverbial de lugar pode ser introduzido por em ou a.
Por Exemplo:
Comparecemos ao estádio (ou no estádio) para
ver o último jogo.
Verbos Transitivos
Diretos
Os verbos transitivos
diretos são complementados por objetos diretos. Isso significa que não exigem
preposição para o estabelecimento da relação de regência. Ao empregar esses
verbos, devemos lembrar que os pronomes oblíquos o, a, os, as atuam como objetos diretos. Esses pronomes podem assumir as formas lo, los, la, las (após formas verbais
terminadas em -r,-s ou -z) ou no, na, nos, nas (após formas verbais
terminadas em sons nasais), enquanto lhe e lhes são, quando
complementos verbais, objetos indiretos.
São verbos
transitivos diretos, dentre outros:
abandonar, abençoar, aborrecer, abraçar,
acompanhar, acusar, admirar, adorar, alegrar, ameaçar, amolar, amparar,
auxiliar, castigar, condenar, conhecer, conservar,convidar, defender, eleger,
estimar, humilhar, namorar, ouvir, prejudicar, prezar, proteger, respeitar,
socorrer, suportar, ver, visitar.
Na língua culta, esses
verbos funcionam exatamente como o verbo amar:
Amo aquele rapaz. / Amo-o.
Amo aquela moça. / Amo-a.
Amam aquele rapaz. / Amam-no.
Ele deve amar aquela mulher. / Ele deve amá-la.
Amo aquela moça. / Amo-a.
Amam aquele rapaz. / Amam-no.
Ele deve amar aquela mulher. / Ele deve amá-la.
Obs.: os pronomes lhe, lhes só acompanham esses verbos para indicar posse (caso em que atuam como adjuntos adnominais).
Exemplos:
Quero beijar-lhe o rosto. (= beijar seu rosto)
Prejudicaram-lhe a carreira. (=
prejudicaram sua carreira)
Conheço-lhe o mau humor! (=
conheço seu mau humor)
Verbos Transitivos Indiretos
Os verbos transitivos indiretos são
complementados por objetos indiretos. Isso significa que esses verbos exigem
uma preposição para o estabelecimento da relação de regência. Os pronomes
pessoais do caso oblíquo de terceira pessoa que podem atuar como objetos
indiretos são o "lhe", o "lhes", para substituir pessoas. Não se utilizam os pronomes o, os, a, as como complementos de verbos
transitivos indiretos. Com os objetos indiretos que não representam pessoas,
usam-se pronomes oblíquos tônicos de terceira pessoa (ele, ela) em lugar dos pronomes átonos lhe, lhes. Os verbos transitivos
indiretos são os seguintes:
a) Consistir
Tem complemento introduzido pela
preposição "em".
Por Exemplo:
A modernidade verdadeira consiste em direitos iguais para todos.
b) Obedecer e Desobedecer:
Possuem seus complementos introduzidos
pela preposição "a".
Por Exemplo:
Devemos obedecer aos nossos princípios
e ideais.
Eles desobedeceram às leis do trânsito.
c) Responder
Tem complemento introduzido pela
preposição "a". Esse verbo pede objeto indireto para indicar "a quem" ou "ao que" se responde.
Por Exemplo:
Respondi ao meu patrão.
Respondemos às perguntas.
Respondeu-lhe à altura.
Obs.: o verbo responder, apesar de transitivo
indireto quando exprime aquilo a que se responde, admite voz passiva analítica.
Veja:
O questionário foi respondido corretamente.
Todas as perguntas foram respondidas satisfatoriamente.
d) Simpatizar e Antipatizar
Possuem seus complementos introduzidos
pela preposição "com".
Por Exemplo:
Antipatizo com aquela apresentadora.
Simpatizo com os que condenam os políticos que
governam para uma minoria privilegiada.
Verbos
Transitivos Diretos ou Indiretos
Há verbos que admitem
duas construções, uma transitiva direta, outra indireta, sem que isso implique
modificações de sentido. Dentre os principais, temos:
Abdicar
Abdicou as vantagens do cargo. /
Abdicou das
vantagens do cargo.
Acreditar
Não acreditava a própria força. /
Não acreditava na
própria força.
Almejar
Almejamos a paz entre as nações. /
Almejamos pela
paz entre as nações.
Ansiar
Anseia respostas objetivas. / Anseia por respostas objetivas.
Anteceder
Sua partida antecedeu uma série de fatos estranhos.
/ Sua partida antecedeu a uma série de fatos estranhos.
Atender
Atendeu os meus pedidos. / Atendeu aos meus pedidos.
Atentar
Atente esta forma de digitar. / Atente nesta forma de digitar. / Atente para
esta forma de digitar.
Cogitar
Cogitávamos uma
nova estratégia. / Cogitávamos de umanova
estratégia. / Cogitávamos em uma nova estratégia.
Consentir
Os deputados
consentiram a adoção de novas medidas econômicas. / Os
deputados consentiram na adoção de novas medidas econômicas.
Deparar
Deparamos uma
bela paisagem em nossa trilha. / Deparamos com uma bela paisagem
em nossa trilha.
Gozar
Gozava boa saúde.
/ Gozava de boa saúde.
Necessitar
Necessitamos
algumas horas para preparar a apresentação. / Necessitamos de algumas horas
para preparar a apresentação.
Preceder
Intensas manifestações
precederam a
mudança de regime./ Intensas manifestações precederam à
mudança de regime.
Presidir
Ninguém presidia o encontro. /
Ninguém presidia ao
encontro.
Renunciar
Não renuncie o motivo de sua luta.
/ Não renuncie ao
motivo de sua luta.
Satisfazer
Era difícil conseguir satisfazê-la. / Era difícil conseguir satisfazer-lhe.
Versar
Sua palestra versou o estilo dos modernistas. / Sua palestra versou sobre
o estilo dos modernistas.
Verbos Transitivos Diretos e
Indiretos
Os verbos transitivos diretos e
indiretos são acompanhados de um objeto direto e um indireto. Merecem destaque,
nesse grupo:
Agradecer, Perdoar e Pagar
São verbos que apresentam objeto direto
relacionado a coisas e objeto indireto relacionado a pessoas. Veja os exemplos:
Agradeço aos ouvintes a audiência.
Objeto Indireto Objeto Direto
Cristo ensina que é preciso perdoar o pecado ao pecador.
Objeto Direto Objeto Indireto
Paguei o débito ao cobrador.
Objeto Direto Objeto Indireto
Objeto Indireto Objeto Direto
Cristo ensina que é preciso perdoar o pecado ao pecador.
Objeto Direto Objeto Indireto
Paguei o débito ao cobrador.
Objeto Direto Objeto Indireto
O uso dos pronomes oblíquos átonos deve
ser feito com particular cuidado.
Observe:
Agradeci o presente. / Agradeci-o.
Agradeço a você. / Agradeço-lhe.
Perdoei a ofensa. / Perdoei-a.
Perdoei ao agressor. / Perdoei-lhe.
Paguei minhas contas. / Paguei-as.
Paguei aos meus credores. / Paguei-lhes.
Agradeço a você. / Agradeço-lhe.
Perdoei a ofensa. / Perdoei-a.
Perdoei ao agressor. / Perdoei-lhe.
Paguei minhas contas. / Paguei-as.
Paguei aos meus credores. / Paguei-lhes.
Saiba que:
Com os verbos agradecer, perdoar e pagar a pessoa deve sempre aparecer
como objeto indireto, mesmo que na frase não haja objeto direto. Veja os
exemplos:
A empresa não paga aos funcionários desde setembro.
Já perdoei aos que me acusaram. Agradeço aos eleitores que confiaram em mim. |
Informar
Apresenta objeto
direto ao se referir a coisas e objeto indireto ao se referir a pessoas, ou
vice-versa.
Por Exemplo:
Informe os novos preços aos clientes.
Informe os clientes dos novos preços.
(ou sobre os novos preços)
Na utilização de
pronomes como complementos, veja as construções:
Informei-os aos clientes. / Informei-lhes os novos
preços.
Informe-os dos novos preços. / Informe-os deles.
(ou sobre eles)
Obs.: a mesma regência do verbo
informar é usada para os seguintes: avisar, certificar, notificar, cientificar,
prevenir.
Comparar
Quando seguido de
dois objetos, esse verbo admite as preposições "a" ou "com" para introduzir o complemento indireto.
Por Exemplo:
Comparei seu comportamento ao (ou com o) de uma criança.
Pedir
Esse verbo pede
objeto direto de coisa (geralmente na forma de oração subordinada substantiva)
e indireto de pessoa.
Por Exemplo:
Pedi-lhe favores.
Objeto Indireto Objeto Direto
Pedi-lhe que mantivesse em silêncio.
Objeto Indireto Oração Subordinada Substantiva
Objetiva Direta
Saiba que:
1) A construção "pedir para", muito
comum na linguagem cotidiana, deve ter emprego muito limitado na língua
culta. No entanto, é considerada correta quando a palavra licença estiver
subentendida.
Por Exemplo:
Peço (licença) para ir entregar-lhe os catálogos em casa.
Observe que, nesse caso, a preposição "para"
introduz uma oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo (para
ir entregar-lhe os catálogos em casa).
2) A construção "dizer para", também muito
usada popularmente, é igualmente considerada incorreta.
|
Preferir
Na língua culta, esse
verbo deve apresentar objeto indireto introduzido pela
preposição "a".
Por Exemplo:
Prefiro qualquer coisa a abrir mão de meus
ideais.
Prefiro trem a ônibus.
Obs.: na
língua culta, o verbo "preferir" deve ser usado sem termos
intensificadores, tais como: muito, antes, mil vezes, um milhão de vezes, mais.
A ênfase já é dada pelo prefixo existente no próprio verbo (pre).
Mudança de Transitividade versus Mudança de
Significado
Há verbos que, de acordo com a mudança
de transitividade, apresentam mudança de significado. O conhecimento das
diferentes regências desses verbos é um recurso linguístico muito importante,
pois além de permitir a correta interpretação de passagens escritas, oferece
possibilidades expressivas a quem fala ou escreve. Dentre os principais, estão:
AGRADAR
1) Agradar é transitivo
direto no sentido de fazer carinhos, acariciar.
Por Exemplo:
Sempre agrada o filho quando o revê. / Sempre o agrada quando o revê.
Cláudia não perde oportunidade de agradar o gato. / Cláudia não perde oportunidade de agradá-lo.
Cláudia não perde oportunidade de agradar o gato. / Cláudia não perde oportunidade de agradá-lo.
2) Agradar é transitivo
indireto no sentido de causar agrado a, satisfazer, ser agradável a. Rege
complemento introduzido pela preposição "a".
Por Exemplo:
O cantor não agradou aos presentes.
O cantor não lhes agradou.
ASPIRAR
1) Aspirar é transitivo direto no
sentido de sorver, inspirar (o ar), inalar.
Por Exemplo:
Aspirava o suave aroma. (Aspirava-o)
2) Aspirar é transitivo
indireto no sentido de desejar, ter como ambição.
Por Exemplo:
Aspirávamos a melhores condições de vida. (Aspirávamos a elas)
Obs.: como o objeto direto do
verbo "aspirar" não é pessoa, mas coisa, não se usam as formas
pronominais átonas "lhe" e "lhes" e sim as formas tônicas
"a ele (s)", " a ela (s)". Veja o exemplo:
Aspiravam a uma existência melhor. (= Aspiravam a ela)
ASSISTIR
1) Assistir é
transitivo direto no sentido de ajudar, prestar assistência a, auxiliar.
Por Exemplo:
As empresas de saúde negam-se a assistir os idosos.
As empresas de saúde negam-se a assisti-los.
2) Assistir é
transitivo indireto no sentido de ver, presenciar, estar presente, caber,
pertencer.
Exemplos:
Assistimos ao documentário.
Não assisti às últimas sessões.
Essa lei assiste ao inquilino.
Obs.: no sentido de morar,
residir, o verbo "assistir" é intransitivo, sendo acompanhado de
adjunto adverbial de lugar introduzido pela preposição "em".
Por Exemplo:
Assistimos numa conturbada cidade.
CHAMAR
1) Chamar é transitivo
direto no sentido de convocar, solicitar a atenção ou a presença de.
Por exemplo:
Por gentileza, vá chamar sua prima. / Por favor, vá chamá-la.
Chamei você várias vezes. / Chamei-o várias vezes.
2) Chamar no sentido de
denominar, apelidar pode apresentar objeto direto e indireto, ao qual se refere
predicativo preposicionado ou não.
Exemplos:
A torcida chamou o jogador mercenário.
A torcida chamou ao jogador mercenário.
A torcida chamou o jogador de mercenário.
A torcida chamou ao jogador de mercenário.
CUSTAR
1) Custar é
intransitivo no sentido de ter determinado valor ou preço, sendo acompanhado de
adjunto adverbial.
Por exemplo:
Frutas e verduras não deveriam custar muito.
2) No sentido de ser difícil, penoso
pode ser intransitivo ou transitivo indireto.
Por exemplo:
Muito custa viver tão longe da família.
Verbo Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
Intransitivo Reduzida de Infinitivo
Custa-me (a mim) crer que tomou realmente aquela atitude.
Objeto Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
Indireto Reduzida de Infinitivo
Obs.: a Gramática Normativa
condena as construções que atribuem ao verbo "custar" um sujeito
representado por pessoa.
Observe o exemplo abaixo:
Custei para entender o
problema.
Forma correta: Custou-me
entender o problema.
IMPLICAR
1) Como transitivo direto, esse verbo
tem dois sentidos:
a) dar a entender, fazer supor,
pressupor
Por exemplo:
Suas atitudes implicavam um firme propósito.
b) Ter como consequência, trazer como
consequência, acarretar, provocar
Por exemplo:
Liberdade de escolha implica amadurecimento político de um povo.
2) Como transitivo direto e indireto,
significa comprometer, envolver
Por exemplo:
Implicaram aquele jornalista em questões econômicas.
Obs.: no sentido de
antipatizar, ter implicância, é transitivo indireto e rege com preposição
"com".
Por Exemplo:
Implicava com quem não trabalhasse arduamente.
PROCEDER
1) Proceder é intransitivo no sentido
de ser decisivo, ter cabimento, ter fundamento ou portar-se, comportar-se,
agir. Nessa segunda acepção, vem sempre acompanhado de adjunto adverbial de
modo.
Exemplos:
As afirmações da testemunha procediam, não havia como refutá-las.
Você procede muito mal.
Você procede muito mal.
2) Nos sentidos de ter origem,
derivar-se (rege a preposição" de") e fazer, executar (rege complemento
introduzido pela preposição "a") é transitivo indireto.
Exemplos:
O avião procede de Maceió.
Procedeu-se aos exames.
O delegado procederá ao inquérito.
QUERER
1) Querer é transitivo direto no
sentido de desejar, ter vontade de, cobiçar.
Querem melhor atendimento.
Queremos um país melhor.
2) Querer é transitivo indireto no
sentido de ter afeição, estimar, amar.
Exemplos:
Quero muito aos meus amigos.
Ele quer bem à linda menina.
Despede-se o filho que muito lhe quer.
VISAR
1) Como transititvo direto, apresenta
os sentidos de mirar, fazer pontaria e de pôr visto, rubricar.
Por Exemplo:
O homem visou o alvo. O gerente não quis visar o cheque.
2) No sentido de ter em vista, ter como
meta, ter como objetivo, é transitivo indireto e rege a preposição "a".
Exemplos:
O ensino deve sempre visar ao progresso social.
Prometeram tomar medidas que visassem ao bem-estar público.
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