1. Assinale a opção correta quanto ao que está indicado nos parênteses.
a) Vêm (singular: vê).
b) Exercício / deficiência / ambíguas (acentuam-se pela mesma regra).
c) Conseguindo (vocábulo com 2 dígrafos consonantais).
d) Exigem (vocábulo com 1 dígrafo vocálico).
e) Pousado (vocábulo com ditongo oral crescente).
2. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações relacionadas à análise fonológica e gráfica do segmento a seguir.
"Ele é especialmente sensível sobre seu excesso de peso. "
( ) O fonema /s/ está representado pelas letras (s), (c) e dois dígrafos, ao passo que o fonema /z/ está representado apenas pela letra (s).
( ) A letra (n) junta-se ao (e) formando um dígrafo para representar a vogal nasal.
( ) As palavras "sobre" e "seu" apresentam, respectivamente, um encontro consonantal e um ditongo decrescente.
A sequência correta é
a) V - F - F.
b) F - V - V.
c) F - F - F.
d) V - V - V.
e) V - F - V.
3. A palavra SANGUESSUGA possui 11 letras, 8 fonemas e 3 dígrafos; DEMOCRACIA tem 10 letras, 1 encontro consonantal e 1 hiato. Relacione as duas colunas a seguir e depois assinale a alternativa com a sequência correta.
1. república
2. hábito
3. reeleição
4. candidatos
5. corrupção
6. excessivo
( ) 9 fonemas, 1 dígrafo
( ) 7 fonemas, 2 dígrafos
( ) 8 fonemas, 1 dígrafo, 1 encontro consonantal
( ) 9 fonemas, 1 encontro consonantal
( ) 9 fonemas, 2 ditongos, 1 hiato
( ) 5 fonemas
a) 6 - 4 - 1 - 5 - 3 - 2
b) 2 - 4 - 5 - 6 - 3 - 1
c) 5 - 1 - 6 - 4 - 2 - 3
d) 4 - 6 - 5 - 1 - 3 - 2
e) 3 - 5 - 2 - 6 - 4 – 1
4. O Ministério da Fazenda descobriu uma nova esperteza no Instituto de Resseguros do Brasil. O Instituto alardeou um lucro no primeiro semestre de 3,1 bilhões de cruzeiros, que esconde na verdade um prejuízo de 2bi. Brasil, Cuba e Costa Rica são os três únicos países cujas empresas de resseguro são estatais. ("Veja", 1/9/93, pág. 31)
Conclui-se do texto que seu autor:
a) acredita que a esperteza do Instituto de Resseguros gerou lucro e não prejuízo.
b) dá como certo que o prejuízo do Instituto é maior do que o lucro alardeado.
c) julga que o Instituto de Resseguros agiu de boa fé.
d) dá a entender que é contrário ao fato de o Instituto de Resseguros ser estatal.
e) tem informação de que em Cuba e na Costa Rica os institutos de resseguros camuflam seus prejuízos.
Texto para as questões 5, 6 e 7.
GOLS DE COCURUTO
O melhor momento do futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema - e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação no vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema do Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.
(L. F. Veríssimo, "O Estado de São Paulo", 23/08/93)
5. A tese que o autor defende é a de que, em futebol,
a) o planejamento tático está sujeito à interferência do acaso.
b) a lógica rege as jogadas.
c) a inteligência dos jogadores é que decide o jogo.
d) os momentos iniciais decidem como será o jogo.
e) a dinâmica do jogo depende do planejamento que o técnico faz.
6. No texto, a comparação do campo com um quadro negro aponta:
a) o pessimismo do tático em relação ao futuro do jogo.
b) um recurso utilizado no vestiário.
c) a visão de jogo como movimento contínuo.
d) o recurso didático preferido pelo técnico Tim.
e) um meio de pensar o jogo como algo previsível.
7. A intervenção direta do narrador no texto cumpre a função de
a) distanciar o leitor da articulação da história, evitando identificação emocional com as personagens.
b) despertar a atenção do leitor para a estrutura da obra, convidando-o a participar da organização da narrativa.
c) levar o leitor a refletir sobre as narrativas tradicionais, cuja seqüência lógico-temporal é complexa.
d) sintetizar a seqüência dos episódios, para explicar a trama da narração.
e) confundir o leitor, provocando incompreensão da seqüência narrativa.
Texto para as próximas duas questões.
Os principais problemas da agricultura brasileira referem-se muito mais à diversidade dos impactos causados pelo caráter truncado da modernização, do que à persistência de segmentos que dela teriam ficado imunes. Se hoje existem milhões de estabelecimentos agrícolas marginalizados, isso se deve muito mais à natureza do próprio processo de modernização, do que à sua suposta falta de abrangência. ("Folha de S. Paulo", 13/09/94, 2-2)
8. Segundo o texto,
a) o processo de modernização deve tornar-se mais abrangente para implementar a agricultura.
b) os problemas da agricultura resultam do impacto causado pela modernização progressiva do setor.
c) os problemas da agricultura resultam da inadequação do processo de modernização do setor.
d) segmentos do setor agrícola recusam-se a adotar processos de modernização.
e) os problemas da agricultura decorrem da não-modernização de estabelecimentos agrícolas marginalizados.
9. No trecho "à persistência de segmentos que dela teriam ficado imunes.", a expressão "teriam ficado" exprime:
a) o desejo de que esse fato não tenha ocorrido.
b) a certeza de que a imunidade à modernização é própria de estabelecimentos agrícolas marginalizados.
c) a hipótese de que esse fato tenha ocorrido.
d) a certeza de que esse fato realmente não ocorreu.
e) a possibilidade de a imunidade à modernização ser decorrente da persistência de certos segmentos.
10. Observe o trecho a seguir:
"Assim, a palavra pedagogia, partindo de sua própria etimologia, significa não apenas a condução da criança, mas a introdução da criança na cultura".
Se a conjunção 'mas' for substituída por outra similar, o emprego da vírgula estará correto na alternativa:
a) ... a introdução, porém, da criança na cultura ...
b) ... a introdução portanto, da criança na cultura ...
c) ... a introdução, contudo da criança na cultura ...
d) ... a introdução porém, da criança na cultura ...
e) ... a introdução contudo, da criança na cultura...
11. TEXTO
"_____ o Jânio renunciou à Presidência da República? _____ _____ _____. Sim. _____. E _____ pôde. Eis aí _____, meus amigos. Os _____ nebulosos _____ na esteira dos vários presidentes absurdos. E podem _____ mais".
(Josué Machado)
Preenche adequadamente o texto acima:
a) Porque - O fez - por que - o quis - O quis - por que - porque - porquês - vem - vim
b) Por que - Fê-lo - porque - o quis - Qui-lo - por quê - porque - por que - vêm - vim
c) Por que - O fez - porque - qui-lo - O quis - porque - por que - porques - vêem - vi
d) Por que - Fê-lo - porque - o quis - Qui-lo - porque - por quê - porquês - vêm - vir
e) Por quê - Fê-lo - porquê - qui-lo - O quis - por que - porque - por quês - vem - vir
12. Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) ascensão - irascível - sucinto - reivindicar
b) cumeeira - previnido - maciço - ogeriza
c) impecilho - escassez - obseção - exegese
d) superstição - previlégio - recisão - coalizão
e) pezaroso - hesitar - inexorável - sucetível
13. Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases adiante:
I. Guardando sigilo, você agirá com________.
II. Os bancos transacionam somas_________.
III. Os culpados devem_________suas falhas.
IV. O secretário______o pedido do funcionário.
V. O professor_________-lhe um duro castigo.
a) discrição - vultuosas - espiar - diferiu - infringiu
b) descrição - vultosas - expiar - deferiu - inflingiu
c) discrição - vultosas - expiar - deferiu - infligiu
d) descrição - vultuosas - espiar - diferiu - infringiu
e) discrição - vultuosas - espiar - deferiu - infligiu
14. Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte período:
A _____________ da obrigação e a _____________ não permitiam que ele percebesse a ___________ do ____________.
a) consciência - passiência - estensão - cançaço
b) consciência - paciência - extensão - cansaço
c) conciência - paciênssia - extenção - cançasso
d) conciência - passiênssia - estenção - cansaço
e) consciência - passiência - extenção - canssaço
15. Assinale o trecho que apresenta correção ortográfica, gramatical e sintática.
a) A cidade na virada da década de 1890 ganha as primeiras marcas do progresso, impressas pelo prefeito. Vapores singram às águas. Surge a iluminação a gás. Conclui-se, com base nestas informações, que o desenvolvimento teve início nessa década.
b) A cidade, na virada da década de 1890, ganha as primeiras marcas do progresso, impressas pelo prefeito. Vapores singram as águas. Surge a iluminação a gás. Conclui-se, com base nestas informações, que o desenvolvimento teve início nessa década.
c) A cidade, na virada da década de 1890, ganha as primeiras marcas do progresso, impressas pelo prefeito. Vapores singram as águas. Surje a iluminação a gaz. Conclue-se, com base nestas informações que o desenvolvimento teve início nesta década.
d) A cidade, na virada da década de 1890, ganham as primeiras marcas do progresso, impressas pelo prefeito. Vapores singram as águas. Surgem a iluminação a gás. Conclui-se, com base nessas afirmações, que o desenvolvimento teve início nessa década.
e) A cidade, na virada da década de 1890, ganha as primeiras marcas do progresso, impresso pelo prefeito. Vapores cingram as águas. Surje a iluminação a gás. Conclue-se, com base nestas informações, que o desenvolvimento teve início nessa década.
16. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Como há ...... de chuva, ...... a ...... do jogo.
a) espectativa - cogita-se - suspensão
b) expectativa - cojita-se - suspensão
c) espectativa - cojita-se - suspenção
d) expectativa - cogita-se - suspensão
e) espectativa - cogita-se – suspenção
17. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
...... de corretas, respostas ...... e apressadas ...... os examinadores.
a) Apesar - suscintas - decepicionaram
b) Apesar - sucintas - decepcionaram
c) Apezar - suscintas - decepcionaram
d) Apesar - suscintas - decepcionaram
e) Apezar - sucintas - decepicionaram
18. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Para ...... poder aceitar suas desculpas, afaste ...... sombra de orgulho que ainda ...... noto no rosto.
a) mim - essa - te
b) eu - esta - te
c) eu - essa - lhe
d) mim - esta - lhe
e) mim - essa - lhe
19. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Nos corredores da escola, os ...... dos alunos perturbavam o silêncio.
a) vai-e-vem
b) vaivém
c) vai-e-vens
d) vai-vens
e) vaivens
20. Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
A argumentação foi ...... ......, mas ainda assim não convenceu o ...... .
a) zelosamente - construida - júri
b) zelozamente - construída - juri
c) zelosamente - construída - júri
d) zelosamente - construida - juri
e) zelozamente - construída - júri
21. Assinale a sequência totalmente correta.
a) sombrancelha, reivindicar, estrupo.
b) elocubração, imbutido, empecilho.
c) advinhar, asterístico, beneficiente.
d) fragância, fraticídio, irriquieto.
e) meritíssimo, privilégio, retrógrado.
22. A visão ..... dos fatos explica ..... apenas alguns alunos foram premiados.
a) destorcida - porque
b) distorcida - por que
c) distorcida - porque
d) destorcida - por que
e) destorcida - porquê
23. Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas em:
A ..... presidencial ..... de uma campanha que ..... esclarecedora.
a) suceção, nececita, seja;
b) sucessão, necessita, seje;
c) sucessão, nececita, seja;
d) suceção, necessita, seje;
e) sucessão, necessita, seja.
24. Assinale a única série de palavras grafadas corretamente
a) enxurrada, pretensioso, compulsivo, obceno
b) privilégios, consenso, excesso, gorjeta, extinção
c) imunisar, improvizar, fertilizar, analisar
d) socializar, alisar, concretizar, radicalisar
e) cotisar, capitalizar, idealizar, matizar
25. Assinalar a frase em que todas as palavras estejam corretamente grafadas:
a) advogado - adivinhar - lapso - exceção;
b) advogado - adivinhar - lapso - excessão;
c) adivogado - adivinhar - lápiso - ecessão;
d) advogado - adivinhar - lapço - excessão;
e) adivogado - adivinhar - lapso - exceção.
26. A visão ..... dos fatos explica ..... apenas alguns alunos foram premiados.
a) destorcida - porque
b) distorcida - por que
c) distorcida - porque
d) destorcida - por que
e) destorcida - porquê
27. Assinalar a frase em que todas as palavras estejam corretamente grafadas:
a) advogado - adivinhar - lapso - exceção;
b) advogado - adivinhar - lapso - excessão;
c) adivogado - adivinhar - lápiso - ecessão;
d) advogado - adivinhar - lapço - excessão;
e) adivogado - adivinhar - lapso - exceção.
28. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) paralisar - pobresa - baronesa
b) paralisar - pobreza - baroneza
c) paralizar - pobreza - baronesa
d) paralizar - pobreza - baroneza
e) paralisar - pobreza - baronesa
29. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
a) duquesa, coxixo, piche, invés, magreza
b) duqueza, cochicho, pixe, invés, magresa
c) duquesa, coxixo, pixe, invez, magresa
d) duquesa, cochicho, piche, invez, magreza
e) duquesa, cochicho, piche, invés, magreza
30. Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços das frases a seguir:
1 - Era uma questão ______ resolvida.
2 - Aquele aluno é um ______ exemplo para os outros.
3 - ______ tocou o sinal, os alunos se retiraram.
4 - Escolheu um ______ momento para sair.
a) mau, mal, mau, mal
b) mal, mal, mau, mau
c) mau, mau, mal, mal
d) mal, mau, mal, mau
e) mau, mau, mau, mal
31. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente:
a) ele vem - ingênuo - eu perdoo
b) ele têm - você mantém - isto me convém
c) próximo - freguêsa - átomo
d) eles têm - eles obtém - elas se entretém
e) climax - órfão - írmão
32. A frase em que há ERROS de ortografia é:
a) A afirmação de que nossa ajuda não foi expontânea põe em dúvida a decência e a honradês de quem falou.
b) Nem sempre o lazer a que se dedicam é o mais adequado para seus problemas, por isso existe a preocupação dos médicos em orientá-los cuidadosamente.
c) Não há jeito de pormos em uso essas folhas de papel almaço, porque elas são tão finas que se pode ver facilmente através delas.
d) O assessor de imprensa não queria faltar com a discrição, motivo pelo qual não citou nominalmente os queixosos.
e) Acostumados a debater tudo com o corpo docente, os administradores da escola puseram em discussão também o problema do número de vagas.
33. Em torno já se comprimiam_________ apreensivos e _________ _________.
A série que preenche as lacunas corretamente, quanto à grafia, é:
a) dezesseis - irriquietos - espectadores.
b) dezesseis - irrequietos - espectadores.
c) dezeseis - irriquietos - expectadores.
d) deseseis - irrequietos - expectadores.
e) desesseis - irrequietos - espectadores.
34. Assinale a opção em que todas as palavras se completam adequadamente com as letras entre parênteses:
a) mi__ to; ve__xame; e __emplar. (x)
b) empeci__o; famí__a; estarda__aço. (lh)
c) __unidade; __umidade; __ombridade.(h)
d) cabe__reiro; estrang__ro; praz__roso. (ei)
e) di__ernir; di__ente; côn__io. (sc)
35. A frase em que todas as palavras estão corretamente grafadas é:
a) Ele acha que é a marezia que corróe os metais de forma implacável.
b) Que prazeroso o momento em que o charreteiro me passava as rédeas...
c) Espero que o rapazinho não continui tão dispercivo nos estudos.
d) Às vezes o silencio traz mais constranjimento do que as mais rispidas palavras.
e) O carro foi abalrroado e ninguém quis assumir os prejuísos.
36. É necessário CORRIGIR a grafia dos termos em destaque na frase:
a) A RISPIDEZ de suas palavras MAGOOU-NOS profundamente.
b) Ele é um homem SISUDO, mas não chega a ser RABUJENTO.
c) As pessoas BENQUISTAS costumam irritar as RESSENTIDAS.
d) Impõe-se a CONTENSÃO de DESPEZAS, para este orçamento.
e) A CONCISÃO do texto dificulta DISCERNIR os detalhes.
37. Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente grafadas.
a) Empolgação, através, extrangeiro, despercebido, auto-falante.
b) Eletricista, asterístico, celebral, frustado, beneficiente.
c) Assessores, pretensão, losango, asterisco, alto-falante.
d) Sicrano, vultosa, previlégio, entitular, prazeiroso.
e) Eletrecista, pretenção, ascenção, celebral, prazeiroso.
38. A escrita formal de textos requer a observância das normas da ortografia oficial. Identifique a série em que toda as palavras respeitam tais normas.
a) expectativa pretenciosa; escrúpulo renascentista
b) improvização ineficaz; pretensões de catequizar
c) processo civilizador; trabalhos servís
d) ritmo de crescimento, escassez de recursos
e) exposição sucinta; excesso de privilégios
39. Assinale a alternativa em que não haja erro de grafia.
a) Não tinha feito a prova no dia regular nem tão pouco a substitutiva.
b) Afim de que as soluções pudessem ser adotadas por todos, José de Arimatéia havia distribuído cópias do relatório no dia anterior.
c) Porventura, meu Deus, estarei louco?
d) Assinalou com um asterístico a necessidade de notas informativas adicionais.
e) Com frequência, os médicos falam de AVC, Acidente Vascular Celebral. Porisso, os próprios pacientes já estão familiarizados com esse termo.
40. Assinale a alternativa em que a grafia de todas as palavras seja prestigiada pela norma culta.
a) Auto-falante, bandeija, degladiar, eletrecista.
b) Advogado, frustado, estrupo, desinteria.
c) Embigo, mendingo, meretíssimo, salchicha.
d) Estouro, cataclismo, prazeiroso, privilégio.
e) Aterrissagem, babadouro, lagarto, manteigueira.
41. Sobre as palavras "director", "facto" e "fato", pode-se dizer que:
a) "director" poderia ser escrito de modo diferente e as outras duas têm o mesmo sentido.
b) "director" deve permanecer com "c", diferentemente de "facto", que poderia perder essa letra.
c) "facto" e "fato" significam coisas diferentes e "director" poderia ser escrito sem "c".
d) as três palavras apresentam diferenças de prosódia e não de grafia.
e) apenas "director" e "fato" constam no vocabulário ortográfico brasileiro.
42. A palavra "cousa" é uma variante da palavra "coisa", assim como "loura", de "loira". Assinale a alternativa em que as duas palavras são, também, variantes uma da outra.
a) discrição e descrição.
b) vultoso e vultuoso.
c) catorze e quatorze.
d) dispensa e despensa.
e) discriminar e descriminar.
43. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas de acordo com a ortografia oficial do Brasil.
a) A Volks ainda está em acensão no país, apesar do excesso de concorrentes.
b) A obsessão pelo contexto faz do problema, quase sempre, uma solução privilegiada.
c) O viez do mercado é importante, porque qualidade é percepção de mercado.
d) As montadoras não conseguem esvasiar os páteos, por maiores descontos que dêem.
e) Superhomem nasceu digitalizado, mas vêm sendo projetado em modo analógico.
44. Assinale a alternativa em que a palavra apresente um hiato:
a) arrogância
b) distinguia
c) mão
d) lazeira
e) transportou
45. ......e..... são palavras em que ocorre um ditongo.
a) Maus - Uruguai
b) Herói - hiato
c) País - mamãe
d) Cautela - adeus
e) Tio - rio
46. Os dois hiatos das formas verbais devem ser acentuados apenas na alternativa:
a) refluir, intuindo.
b) construindo, destruido.
c) caida, saiste.
d) instruido, intuir.
e) refluira, destruindo.
47. Assinale a alternativa verdadeira.
a) Nas palavras HISTÓRIA, ENQUANTO e TRANQUILO, encontramos ditongos crescentes.
b) É correta a separação silábica de BA-LEI-A, EX-CUR-SÃO, TRANS-A-MA-ZÔ-NI-CA.
c) As palavras PSEUDÔNIMO e FOTOGRAFIA têm, respectivamente dígrafo e encontro consonantal.
d) As palavras ENIGMA e SUBLINGUAL são polissílabas.
e) As palavras CHAPEUZINHO e CRISTÃMENTE são proparoxítonas.
48. Marque a opção em que todas as palavras apresentam um dígrafo:
a) fixo, auxílio, tóxico, exame
b) enxergar, luxo, bucho, olho
c) bicho, passo, carro, banho
d) choque, sintaxe, unha, coxa
e) Deus, luar, daí, ódio
49. Nas palavras ANJINHO, CARROCINHAS, NOSSA e RECOLHENDO, podemos destacar a seguinte quantidade de fonemas:
a) três, quatro, dois, quatro
b) cinco, nove, quatro, oito
c) seis, dez, cinco, nove
d) três, seis, dois, cinco
e) sete, onze, cinco, dez
50. Assinale a alternativa em que todas as palavras têm uma sílaba com som de /zê/:
a) peso - quinze - exame - luxo - zelo
b) esposo - confuso - êxito - passeio
c) treze - missa - mesa - casebre
d) exato - exílio - pose - cozer - frase
e) curioso - exercício - massa - casa
51. Indique em qual das alternativas a palavra não possui semivogal:
a) meu
b) pai
c) cães
d) rainha
e) dois
52. Na língua portuguesa escrita, quando duas letras são empregadas para representar um único fonema (ou som, na fala), tem-se um "dígrafo". O dígrafo só está presente em todos os vocábulos de
a) Pai, minha, tua, esse, tragar.
b) afasta, vinho, dessa, dor, seria.
c) queres, vinho, sangue, dessa, filho.
d) esse, amarga, Silêncio, escuta, filho.
e) queres, feita, tinto, Melhor, bruta.
53. Assinalar a alternativa que registra a palavra que tem o sufixo formador de advérbio:
a) desesperança;
b) pessimismo;
c) empobrecimento;
d) extremamente;
e) sociedade.
54. As palavras: adivinhar - adivinho - adivinhação têm a mesma raiz, por isso são cognatas. Assinalar a alternativa em que não ocorrem três cognatos:
a) alguém - algo - algum.
b) ler - leitura - lição.
c) ensinar - ensino - ensinamento.
d) candura - cândido - incandescência.
e) viver - vida - vidente.
55. Assinalar a alternativa em que a primeira palavra apresenta sufixo formador de advérbio e, a segunda, sufixo formador de substantivo:
a) perfeitamente - varrendo.
b) provavelmente - erro.
c) lentamente - explicação.
d) atrevimento - ignorância.
e) proveniente - furtado.
56. Os vocábulos "aprimorar" e "encerrar" classificam-se, quanto ao processo de formação de palavras, respectivamente, em:
a) parassíntese / prefixação.
b) parassíntese / parassíntese.
c) prefixação / parassíntese.
d) sufixação / prefixação e sufixação.
e) prefixação e sufixação / prefixação.
57. As palavras ESQUARTEJAR, DESCULPA e IRRECONHECÍVEL foram formadas, respectivamente, pelos processos de:
a) sufixação - prefixação - parassíntese
b) sufixação - derivação regressiva - prefixação
c) composição por aglutinação - prefixação - sufixação
d) parassíntese - derivação regressiva - prefixação
e) parassíntese - derivação imprópria - parassíntese
58. Após séculos de melancolia, gastos a olhar obsessiva e nostalgicamente para seu passado de glórias, os portugueses parecem estar olhando também para o futuro. O país se informatiza, se "internetiza", se sintoniza com as tendências da vida internacional. ("Folha de São Paulo", 5/10/95)
Sobre a palavra "internetiza", é correto afirmar que
a) é um neologismo; é uma palavra formada por derivação sufixal; refere-se à palavra Internet.
b) é formada por derivação prefixal; refere-se à internacionalização.
c) é formada por derivação parassintética; refere-se à internacionalização.
d) está entre aspas porque é gíria; refere-se à União Européia.
e) não está no dicionário, portanto, não tem validade lingüística.
59. Assinalar a alternativa em que a palavra entre aspas é exemplo de derivação parassintética:
a) A situação mal resolvida provocou-lhe um "ataque" de ira.
b) Terminado o "combate", o soldado descansou.
c) A "reforma" tributária se faz necessária.
d) No "entardecer", o sol oferecia um incrível espetáculo.
e) Ler histórias policiais é seu "passatempo" predileto.
60. SOCIOLOGIA é palavra:
a) composta híbrida.
b) derivada parassintética.
c) derivada por sufixação.
d) derivada por prefixação
e) composta por aglutinação.
61. Indique a alternativa em que o sufixo NÃO dá à palavra o sentido de RESULTADO DE UMA AÇÃO.
a) ferimento
b) nomeação
c) vingança
d) instrumento
e) traição
62. A raiz de "embelezados", é:
a) embel
b) belez
c) bel
d) embelez
63. IMÓVEL (in + móvel), processo de formação de palavra a que chamamos:
a) composição por aglutinação
b) composição por justaposição
c) derivação prefixal
d) derivação sufixial
e) parassintetismo
64. Foram formadas pelo mesmo processo as seguintes palavras do texto:
a) vendavais, naufrágios, polêmicas.
b) descompõem, desempregados, desejava.
c) estendendo, escritório, espírito.
d) quietação, sabonete, nadador.
e) religião, irmão, solidão.
65. Assinale a alternativa que exemplifica o processo de DERIVAÇÃO PARASSINDÉTICA.
a) entardecer
b) pé-de-moleque
c) automóvel
d) beija-flor
e) desdita
66. Assinale a alternativa que exemplifica o processo de DERIVAÇÃO PARASSINDÉTICA.
a) entardecer
b) pé-de-moleque
c) automóvel
d) beija-flor
e) desdita
67. Assinale a opção em que o processo de formação de palavras está indevidamente caracterizado:
a) pão-nosso - composição por justaposição.
b) aventuroso - derivação sufixal.
c) embonecar - composição por aglutinação.
d) descanso - derivação regressiva.
e) incerto - derivação prefixal.
68. Assinalar a alternativa que indique corretamente o processo de formação das palavras SEM-TERRA, SERTANISTA e DESCONHECIDO:
a) composição por justaposição, derivação por sufixação, derivação por prefixação e sufixação;
b) composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por parassíntese;
c) composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por sufixação;
d) composição por justaposição, derivação por sufixação e composição por aglutinação;
e) composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por prefixação.
69. Assinale a opção em que todas as palavras não provêm de um mesmo radical:
a) noite, anoitecer, noitada
b) luz, luzeiro, alumiar
c) incrível, crente, crer
d) festa, festeiro, festejar
e) riqueza, ricaço, enriquecer
70. Assinalar a alternativa em que as duas palavras são formadas por parassíntese:
a) indisciplinado - desperdiçar;
b) incineração - indestrutível;
c) despedaçar - compostagem;
d) endeusado - envergonhar;
e) descamisado - desonestidade.
71. Assinalar a alternativa correta quanto à formação das seguintes palavras: girassol; destampado; vinagre; irreal.
a) sufixação; parassíntese; aglutinação; prefixação;
b) justaposição; prefixação e sufixação; aglutinação; prefixação;
c) justaposição; prefixação e sufixação; sufixação; parassíntese;
d) sufixação; parassíntese; derivação regressiva; sufixação;
e) aglutinação; prefixação; aglutinação; justaposição.
72. Assinale a alternativa em que se encontram palavras com prefixo de mesmo sentido que em: INJUSTIÇAS
a) intenso - imoral - ingrato.
b) imóvel - inteiro - infeliz.
c) improvável - incansável - intocável.
d) ingênuo - ingestão - íngreme.
e) infusão - inteligente - infreqüente.
73. Observe os termos destacados das frases a seguir:
I - É bom lembrar que os CÉSARES contemporâneos vêm efetivamente tentando impor uma ruptura conservadora diante de grave impasse socioeconômico.
II - Os críticos, mesmo os mais autorizados, refugiam-se, superficialmente, em considerações de moral política (FISIOLOGISMO, oportunismo, narcisismo, ilegitimidade...).
III - A laranja ajuda a regular o metabolismo e a combater a anemia. Muita gente DESCONFIA do valor nutritivo do suco pronto para beber em comparação com a laranja espremida na hora.
IV - Sabemos que Minas, Paraná e São Paulo, os Estados que levaram mais a sério o DESAFIO de melhorar suas escolas primárias, são justamente aqueles que estão disparando na frente.
Os vocábulos destacados são formados pelos processos:
a) I. sufixação; II. aglutinação; III. sufixação; IV. derivação imprópria.
b) I. sufixação; II. justaposição; III. parassíntese; IV. prefixação.
c) I. derivação imprópria; II. sufixação; III. sufixação; IV. derivação regressiva.
d) I. derivação imprópria; II. sufixação; III. prefixação; IV. derivação regressiva.
e) I. sufixação; II. justaposição; III. sufixação; IV. prefixação.
Texto para as próximas 3 questões:
"Busque Amor novas artes, novo engenho
para matar-me, e novas esquivanças;
que não pode tirar-me as esperanças
que mal me tirará o que eu não tenho.
Olhai de que esperanças me mantenho!
vede que perigosas seguranças:
que não temo contrastes nem mudanças
andando em bravo mar perdido o lenho.
Mas, conquanto não pode haver desgosto
onde esperança falta, lá me esconde
Amor um mal, que mata e não se vê;
que dias há que na alma me tem posto
um não sei quê, que nasce não sei onde
vem não sei como e dói não sei porquê."
74. Neste poema é possível reconhecer que uma dialética amorosa trabalha a oposição entre:
a) o bem e o mal;
b) a proximidade e a distância;
c) o desejo e a idealização;
d) a razão e o sentimento;
e) o mistério e a realidade
75. Uma imagem de forte expressividade deixa implícita uma comparação com o arriscado jogo do amor. Assinalar a alternativa que contém essa imagem:
a) o engenho do amor;
b) o perigo da segurança;
c) naufrágio em bravo mar;
d) mar tempestuoso;
e) um não sei quê.
76. Assinalar a alternativa que melhor expressa o entendimento do poema:
a) Novas artes e novo engenho do amor fazem o poeta perder as esperanças.
b) O poeta está, em relação ao amor, como um náufrago que morreu em alto mar.
c) Novas artes e novo engenho do amor alimentam as esperanças outrora perdidas.
d) O poeta está, em relação ao amor, desesperado como um náufrago em bravo mar.
e) O amor destruiu as esperanças do poeta porque inoculou nele um mal desconhecido.
77. "Brás, Bexiga e Barra Funda"... tenta fixar tão-somente alguns aspectos da vida trabalhadeira, íntima e cotidiana desses novos mestiços nacionais e nacionalistas".
É dessa forma que Antonio de Alcântara Machado explica sua obra. Indique a alternativa que responde corretamente à nacionalidade referida pelo autor
a) aos ingleses.
b) aos italianos.
c) aos alemães.
d) aos portugueses.
e) aos índios.
78. De acordo com o ditado popular "invejoso nunca medrou, nem quem perto dele morou":
a) o invejoso nunca teve medo, nem amedronta seus vizinhos.
b) enquanto o invejoso prospera, seus vizinhos empobrecem.
c) o invejoso não cresce e não permite o crescimento dos vizinhos.
d) o temor atinge o invejoso e também seus vizinhos.
e) o invejoso não provoca medo nos seus vizinhos.
Texto para a próxima questão:
- Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não?
- Esquece.
- Não. Como "esquece"? Você prefere falar errado? E o certo é "esquece" ou "esqueça"? Ilumine-me. Mo diga. Ensines-lo-me, vamos.
- Depende.
- Depende. Perfeito. Não o sabes.
Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não sabes-o.
- Está bem. Está bem. Desculpe. Fale como quiser.
(L.F. Veríssimo, "Jornal do Brasil", 30/12/94)
79. O texto tem por finalidade
a) satirizar a preocupação com o uso e a colocação das formas pronominais átonas.
b) ilustrar ludicamente várias possibilidades de combinação de formas pronominais.
c) esclarecer pelo exemplo certos fatos da concordância de pessoa gramatical.
d) exemplificar a diversidade de tratamentos que é comum na fala corrente.
e) valorizar a criatividade na aplicação das regras de uso das formas pronominais.
Texto para a questão 80.
Folha - De todos os ditados envolvendo o seu nome, qual o que mais lhe agrada?
Satã - O diabo ri por último.
Folha - Riu por último.
Satã - Se é por último, o verbo não pode vir no passado.
["O Inimigo Cósmico", Folha de S. Paulo, 03/09/95]
80. Rejeitando a correção ao ditado, Satã mostra ter usado o presente do indicativo com o mesmo valor que tem em:
a) Romário recebe a bola e chuta. Gooool!
b) D. Pedro, indignado, ergue a espada e dá o brado de independência.
c) Todo dia ela faz tudo sempre igual...
d) O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.
e) Uma manhã destas, Jacinto, apareço no 202 para almoçar contigo.
81. "Era este um homem todo em proporções infinitesimais, baixinho, magrinho, de carinha estreita e chupada, e excessivamente calvo; usava de óculos, tinha pretensões de latinista, e dava bolos nos discípulos por dá cá aquela palha. Por isso era um dos mais acreditados na cidade. O barbeiro entrou acompanhado pelo afilhado, que ficou um pouco escabriado à vista do aspecto da escola que nunca tinha imaginado."
[Manuel Antônio de Almeida, "Memórias de um Sargento de Milícias"]
Observando-se, neste trecho, os elementos descritivos, o vocabulário e, especialmente, a lógica da exposição, verifica-se que a posição do narrador frente aos fatos narrados caracteriza-se pela atitude
a) crítica, em que os costumes são analisados e submetidos a julgamento.
b) lírico-satírica, apontando para um juízo moral pressuposto.
c) cômico-irônica, com abstenção de juízo moral definitivo.
d) analítica, em que o narrador onisciente prioriza seu afastamento do narrado.
e) imitativa ou de identificação, que suprime a distância entre o narrador e o narrado.
82. NÃO atende adequadamente ao sentido do texto da figura a seguir e às exigências da língua padrão:
a) Para quem ama mergulhar na cachoeira, comer pão de queijo, cochilar de tarde na praia, comer pipoca no cinema, participar de happy-hour, admirar noites estreladas, comprar lingerie preta, assistir a comédia italiana, tomar champagne, vestir jeans, brincar carnaval e banhar-se em banheira de hidromassagem, nada mais natural do que também ter um Peugeot 106.
b) Se eu amo pão de queijo, happy-hour, noites estreladas, lingerie preta, comédia italiana, champagne, banhos de cachoeira, cochilo de tarde na praia, jeans, carnaval e banheira de hidromassagem, é lógico que eu também tenha um Peugeot 106.
c) Embora eu tenha um Peugeot 106, eu amo mergulhar na cachoeira, pão de queijo, cochilar de tarde na praia, comer pipoca no cinema, happy-hour, noites estreladas, lingerie preta, comédia italiana, champagne, jeans, carnaval e banheira de hidromassagem.
d) Além de ter um Peugeot 106, eu também amo praticar ações tais quais mergulhar na cachoeira, comer pão de queijo, cochilar de tarde na praia, comer pipoca no cinema, participar de happy-hour, admirar noites estreladas, acariciar lingerie preta, assistir a comédia italiana, tomar champagne, usar jeans, dançar no carnaval e banhar-me em banheira de hidromassagem.
e) Se eu tenho um Peugeot 106, é óbvio que eu também ame mergulhar na cachoeira, comer pão de queijo, cochilar de tarde na praia, comer pipoca no cinema, participar de happy-hour, observar noites estreladas, admirar lingerie preta, assistir a comédia italiana, tomar champagne, vestir jeans, dançar durante o carnaval e banhar-me em banheira de hidromassagem.
83. LEIA o texto a seguir para responder à questão:
BOM CONSELHO
Chico Buarque 1972
Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança
Venha meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar
Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade
Considerando a linha 6, "Está provado, quem espera nunca alcança", pode-se afirmar que
a) o autor comete um equívoco no emprego do provérbio "quem espera sempre alcança".
b) o autor reescreve o provérbio para valorizar o texto poético.
c) o autor diz que, na verdade, o provérbio "quem espera sempre alcança" não se fundamenta cientificamente.
d) o emprego não tem relação alguma com o provérbio "quem espera sempre alcança".
e) o autor refuta a idéia de passividade e conformismo expresso no provérbio "quem espera sempre alcança."
84. Leia atentamente o texto a seguir.
A "Divisão da Fauna da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo" mantém um serviço para tratar de animais silvestres que estejam doentes ou machucados.
Deseja-se cuidar dos animais para que fiquem bons e possam ser devolvidos ao seu ambiente. A diretora diz que, muitas vezes, as pessoas confundem passarinhos que estão aprendendo a voar com aqueles que foram abandonados ou caíram do ninho. Sabe-se que quando o passarinho estiver no chão, mas com os olhos abertos e penagem completa, na maioria das vezes está sadio, apenas aprendendo a voar.
Um biólogo explica às pessoas que gostam de acordar ouvindo um bem-te-vi, um sabiá, ou mesmo um alma-de-gato, que não é nada difícil atraí-los para sua casa, sem precisar aprisioná-los: basta deixar água, restos de frutas e também sementes, como o alpiste, em locais suspensos e ao ar livre.
O departamento pode ser contactado pelos telefones 885-6669 e 574-5177, ramal 217.
A única frase do texto que mantém como referente o segmento "A Divisão da Fauna da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo" é:
a) Deseja-se cuidar dos animais para que fiquem bons e possam ser devolvidos ao seu ambiente.
b) A diretora diz, que, muitas vezes, as pessoas confundem passarinhos que estão aprendendo a voar, com aqueles que foram abandonados ou caíram do ninho.
c) Sabe-se que, quando o passarinho estiver no chão, mas com os olhos abertos e com a penagem completa, na maioria das vezes está sadio, apenas aprendendo a voar.
d) Um biólogo explica às pessoas que gostam de acordar ouvindo um bem-te-vi, um sabiá, ou mesmo um alma-de-gato, que não é nada difícil atraí-los para a sua casa, sem precisar aprisioná-los: basta deixar água, restos de frutas e também sementes, como o alpiste, em locais suspensos e ao ar livre.
e) O departamento pode ser contactado pelos telefones 885-6669 e 574-5177, ramal 217.
85. No mundo de hoje, é até possível cultivar frutas e verduras em pleno deserto. É o caso da ilha de Sadyat, no golfo da Arábia. Ali o cultivo de uma grande variedade de vegetais está sendo conseguido dentro de enormes estufas de plástico. Ventiladores e sistemas de condicionamento de ar mantêm a temperatura e a umidade adequadas, a água é retirada do mar através de usinas de dessalinização, e fertilizantes são usados para compensar o solo pobre. Os vegetais cultivados dessa maneira são demasiadamente caros para os padrões mundiais, mas constituem uma economia para países que importam quase todo o alimento que consomem, como os Emirados Árabes e a Arábia Saudita.
Assinale a alternativa que NÃO pode ser dada como inferência do texto.
a) No mundo de hoje a fome é um problema de falta de dinheiro, não de comida.
b) O homem atingiu um nível de conhecimento que lhe permite transformar profundamente o meio ambiente em benefício próprio.
c) Países que precisam importar quase todo o alimento que consomem acabam por desenvolver projetos técnicos e econômicos que barateiam qualquer tipo de alimento.
d) O tipo de cultivo de alimentos adotado por um país nem sempre é o mais indicado para outros países, com características físicas e econômicas diferentes.
e) Produzir alimentos em áreas naturalmente não férteis implica dinheiro e alta tecnologia.
86. Já são muitas e sofisticadas as ferramentas de que o neurologista se utiliza para examinar o cérebro de pacientes, sem a abertura do crânio e antes, muito antes, de sua morte.
Infere-se do texto acima que
a) neurologistas só podem fazer um bom diagnóstico quando têm acesso ao cérebro do paciente.
b) já houve tempo em que a observação do cérebro só podia ser feita depois da morte do paciente.
c) os neurologistas contam com sofisticadas ferramentas no campo específico da abertura do crânio de pacientes.
d) a quantidade e a sofisticação de ferramentas utilizadas pelos neurologistas têm evitado a morte dos pacientes.
e) não se pode ter acesso ao cérebro do paciente muito antes de sua morte, o que impede um exame confiável por parte do neurologista.
87. " doença de Alzheimer ocorre em idosos em torno dos 60 anos e se caracteriza pela perda progressiva da memória. Ela se inicia de forma discreta, mas os distúrbios da memória, da cognição e da linguagem tornam-se progressivamente mais incapacitantes. Cabe ao médico diferenciar a doença de Alzheimer de outras formas de demência, como aquelas causadas por infartos múltiplos ou hematomas cerebrais. A doença de Alzheimer afeta várias populações neuronais do cérebro, desde o córtex até inúmeras regiões subcorticais."
Assinale a alternativa que contém uma afirmação INCORRETA com relação ao texto.
a) A doença de Alzheimer torna o idoso, pouco a pouco, incapaz para uma série de atividades cotidianas.
b) A doença de Alzheimer é um tipo de demência.
c) Infartos múltiplos ou hematomas cerebrais podem causar a demência.
d) A perda da memória, em idosos em torno dos 60 anos, pode ser sintoma de vários tipos de demência.
e) Embora surgindo de forma discreta, a doença de Alzheimer progride muito, tendo já atingido grandes populações.
88. Leia atentamente os versos da peça "Calabar", de Chico Buarque e Ruy Guerra:
Aí, esta terra ainda vai cumprir seu ideal,
Ainda vai tornar-se um imenso Portugal.
Todas as alternativas apresentam interpretações possíveis para a peça, a partir da leitura do trecho, EXCETO
a) A expressão CUMPRIR SEU IDEAL indica que a peça apresenta uma visão irônica do futuro brasileiro.
b) A expressão TORNAR-SE UM IMENSO PORTUGAL sugere que o Brasil independente manteve os vícios e mazelas do período colonial.
c) A peça elogia a traição como uma forma de resistência ao sistema colonial, representado pelo IMENSO PORTUGAL.
d) A peça afirma que o ideal de grandeza dos portugueses, no século XVII, viu-se realizado na empresa colonial brasileira.
e) A peça denuncia a situação autoritária do Brasil, nos anos setenta, comparando-o a Portugal.
89. Leia atentamente o trecho do ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA, de Cecília Meireles.
Aí, ouro negro das brenhas,
ai, ouro negro dos rios...
Por ti trabalham os pobres,
por ti padecem os ricos.
Por ti, mais por essas pedras
que, com seu límpido brilho,
mudam a face do mundo,
tornam os reis intranqüilos!
Em largas mesas solenes,
vão redigindo os ministros
cartas, alvarás, decretos,
e fabricando delitos.
Todas as alternativas apresentam interpretações possíveis para o trecho e para a obra como um todo, EXCETO
a) A antítese entre OURO NEGRO e seu LÍMPIDO BRILHO ajuda a compor uma visão irônica da História.
b) A redação da legislação colonial incentiva, pela impunidade, a prática de delitos.
c) A riqueza das minas gerais agrava as diferenças existentes na sociedade colonial.
d) O ouro traz consigo a miséria da luta por sua posse.
e) O ouro simboliza a ambição do homem e sua luta pelo poder.
90. Leia atentamente o texto a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
Não permitiu o Céu que alguns influxos, que devi às águas do Mondego, se prosperassem por muito tempo; e destinado a buscar a Pátria, que por espaço de cinco anos havia deixado, aqui, entre a grosseria dos seus gênios, que menos pudera eu fazer que entregar-me ao ócio, e sepultar-me na ignorância! Que menos, do que abandonar as fingidas Ninfas destes rios, e no centro deles adorar a preciosidade daqueles metais, que têm atraído a este clima os corações de toda a Europa! Não são estas as venturosas praias da Arcádia, onde o som das águas inspirava a harmonia dos versos. Turva e feia, a corrente destes ribeiros, primeiro que arrebate as idéias de um Poeta, deixa ponderar a ambiciosa fadiga de minerar a terra, que lhes tem pervertido as cores."
(COSTA, Cláudio M. da. Fragmento do "Prólogo ao Leitor". In: CÂNDIDO, A. & CASTELLO, J. A. PRESENÇA DA LITERATURA BRASILEIRA, vol. I, S. Paulo, Difusão Européia do Livro, 1971, p. 138)
a) o poeta estabelece uma conexão entre as diferenças ambientais e o seu reflexo na produção literária.
b) Cláudio Manuel da Costa manifesta, no texto, a sua formação intelectual européia, mas que deseja exprimir a realidade tosca de seu país.
c) Depreende-se do texto uma forma de conflito entre o Academicismo Árcade europeu e a realidade brasileira que passaria a ser a nova matéria-prima do poeta.
d) Apesar dos índices do Arcadismo presentes no texto, há um questionamento do contexto sobre a validade de adotar esse modelo literário no Brasil.
e) O poeta sofre mediante o fato de não mais poder, na Europa, contemplar as praias da Arcádia de onde retirava suas inspirações poéticas.
91. "Saber a matéria em que fala, procurar o espírito de um livro, escarná-lo, aprofundá-lo, até encontrar-lhe a alma, indagar constantemente as leis do belo, tudo isso com a mão na consciência e a convicção nos lábios, adotar uma regra definida, a fim de não cair na contradição, ser franco sem aspereza, independente sem injustiça, tarefa nobre é essa que mais de um talento podia desempenhar, se se quisesse aplicar exclusivamente a ela. No meu entender é mesmo uma obrigação de todo aquele que se sentir com força de tentar a grande obra da análise conscienciosa, solícita e verdadeira."
(ASSIS, Machado de. Trecho extraído de "O IDEAL CRÍTICO". Rio de Janeiro, Aguilar, 1971, p. 800)
Lendo o fragmento textual, extraído do ensaio O IDEAL CRÍTICO de Machado de Assis, é CORRETO afirmar que:
a) A função do crítico envolve procedimentos muito sérios, uma vez que as leis do sentimento devem sempre superar as leis da razão.
b) Saber profundamente o assunto sobre o qual a obra tenha tratado, bem como buscar a justiça e a moral são as duas condições mais importantes no trabalho crítico.
c) O verdadeiro trabalho crítico fundamenta-se, dentre outras coisas, na busca da essência de uma obra, por um lado; por outro, deve estar munido de um equilíbrio analítico, evitando a arbitrariedade e o logro crítico.
d) Ser franco sem aspereza, independente sem injustiça constituem a nobreza do trabalho crítico, pois sem esses atributos torna-se impossível atingir a alma do livro.
e) No final do texto em questão, o autor praticamente afirma que uma análise conscienciosa, solícita e verdadeira torna-se também uma obra de arte.
92. "Pobre velha música!
Não sei por que agrado,
Enche-se de lágrimas
Meu olhar parado.
Recordo outro ouvir-te.
Não sei se te ouvi
Nessa minha infância
Que me lembra em ti
Com que ânsia tão raiva
Quero aquele outrora!
E eu era feliz? Não sei:
Fui-o outrora agora.
(PESSOA, Fernando. CANCIONEIRO. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1976, pp. 140/141)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do poema acima transcrito.
a) Depreende-se da leitura do poema, um conflito intenso do autor que não consegue entender se é feliz ou não mediante as lágrimas que lhe brotam aos olhos.
b) No texto, a presença da "música" atua como interlocutor do eu-lírico para a construção do poema, em que o tempo cronológico cede lugar ao tempo interior.
c) "Pobre velha música!", de Fernando Pessoa do Modernismo português, faz parte da expressão poética que se consolidou no início do segundo decênio do século XX.
d) Ainda sobre o poema, é possível dizer que a consciência do Tempo e da própria vivência, permite ao eu-lírico resgatar seu passado distante.
e) O jogo temporal, marcado sobretudo por advérbios e tempos verbais, encontra sua síntese no paradoxo do último verso do poema.
Texto para a questão 93. "UMA VELA PARA DARIO"
Dario vinha apressado, o guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Foi escorregando por ela, de costas, sentou-se na calçada, ainda úmida da chuva, e descansou no chão o cachimbo.
Dois ou três passantes rodearam-no, indagando se não estava se sentindo bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, mas não se ouviu resposta. Um senhor gordo, de branco, sugeriu que ele devia sofrer de ataque.
Estendeu-se mais um pouco, deitado agora na calçada, o cachimbo a seu lado tinha apagado. Um rapaz de bigode pediu ao grupo que se afastasse, deixando-o respirar. E abriu-lhe o paletó, o colarinho, a gravata e a cinta. Quando lhe retiraram os sapatos, Dario roncou pela garganta e um fio de espuma saiu do canto da boca.
Cada pessoa que chegava se punha na ponta dos pés, embora não pudesse ver. Os moradores da rua conversavam de uma porta à outra, as crianças foram acordadas e vieram de pijama às janelas. O senhor gordo repetia que Dario sentara-se na calçada, soprando ainda a fumaça do cachimbo e encostando o guarda-chuva na parede. Mas não se via guarda-chuva ou cachimbo ao lado dele.
Uma velhinha de cabeça grisalha gritou que Dario estava morrendo. Um grupo transportou-o na direção do táxi estacionado na esquina. Já tinha introduzido no carro metade do corpo, quando o motorista protestou: se ele morresse na viagem? A turba concordou em chamar a ambulância. Dario foi conduzido de volta e encostado à parede - não tinha os sapatos e o alfinete de pérola na gravata. (Dalton Trevisan)
93. Depois que você leu o texto, não é difícil identificar sua temática:
a) solidariedade com os dramas alheios
b) hipocrisia sentimental, falso pesar em face da desgraça alheia
c) crítica ao atendimento médico nas grandes cidades
d) participação de todos quando a cidade é pequena e provinciana
e) a pressa nas grandes cidades, que leva ao cansaço e à morte
94. "Já tinham introduzido no carro a metade do corpo, quando o motorista protestou: se ele morresse na viagem?"
O protesto do motorista revela:
a) egoísmo de quem não quer "dor-de-cabeça"
b) piedade de quem se sente solidário
c) precaução de quem tem experiência
d) cuidado de quem sugere o transporte de ambulância
e) bom-senso de quem espera a presença da polícia
95. "O IRA costuma lançar um aviso uma hora antes da explosão de uma bomba, enquanto o fundamentalista muçulmano amarra explosivos no corpo e marcha contente para o Paraíso, onde os mártires são premiados com 72 virgens." (Revista VEJA - Editora Abril)
Assinale a única alternativa correta em relação ao texto.
a) Analisam-se as diferentes estratégias usadas pelos terroristas ocidentais e orientais.
b) O terrorismo ocidental é mais difícil de controlar, em face dos próprios limites impostos por seus praticantes.
c) O terrorismo muçulmano é mais fácil de controlar pelo fanatismo de seus praticantes.
d) Criticam-se as crenças religiosas que dificultam a prática do terrorismo pelos muçulmanos.
e) Apresenta-se uma das principais diferenças entre o terrorismo em geral e o praticado por fanáticos religiosos.
96. (...) "Num país como o Brasil, onde se costumava identificar superioridade intelectual e literária com grandiloquência e requinte gramatical, a crônica operou milagres de simplificação e naturalidade, que atingiram o ponto máximo nos nossos dias. (Antonio Cândido)
Assinale a alternativa correta.
a) O autor afirma ser o Brasil um país culto, que despreza a crônica pela sua simplicidade.
b) Segundo o texto, os leitores convivem com naturalidade com o vocabulário opulento e a sintaxe rebuscada dos autores clássicos.
c) De acordo com o texto, a crônica ajudou o leitor brasileiro a deixar de considerar superior uma obra literária apenas pela erudição do vocabulário e a complexidade gramatical.
d) Depreende-se do texto que a crônica é um gênero literário "menor", devido à sua simplicidade.
e) A partir do texto, conclui-se que a crônica é um mal para a literatura: sendo simples, afasta o leitor das obras sérias.
97. "A partir da tipificação americana, dividiu-se o mundo em maus e bons. Maus são os traficantes. Bons os consumidores, vítimas indefesas. E por que essa divisão? Eis a resposta: porque a política vigente de combate às drogas está impregnada de preconceitos de classe e de raça." (Revista "Veja" - Editora Abril)
Assinale a alternativa correta segundo o texto.
a) É uma verdade ideologicamente descomprometida a divisão do mundo em maus e bons.
b) O sujeito indeterminado da ação de dividir sugere uma verdade atemporal.
c) O objeto direto da ação de dividir aponta para a extensão global do preconceito de classe e de raça.
d) O aposto, que se refere aos consumidores, constitui, nesse contexto, uma ironia.
e) Por meio de subentendidos, o texto aponta para o erro da política vigente de combate às drogas, que não fica atenta para as "vítimas inocentes".
98. VEJA - O assédio sexual, então, é uma questão menor?
FRIEDAN - Não diria isso. A preocupação com o assédio sexual é, apesar de todos os exageros, uma expressão do poder público e respeito que nós, mulheres, adquirimos nos últimos anos. Não aceitamos mais passivamente abusos sexuais, estupro, nada. Não admitimos mais ser vítimas no trabalho, na escola ou em qualquer outro lugar. Mas não podemos concentrar toda a nossa energia em aspectos que são sintomas, e não causas da desigualdade contra a qual lutamos. (Revista VEJA, 30 de agosto de 1995.)
Aponte a alternativa que indica uma dedução possível da entrevista anterior.
a) Houve, por parte das mulheres, entre as quais a entrevistada se inclui, um momento de aceitação passiva de injustiças.
b) O poder público tem demonstrado respeito pelo problema do assédio sexual, apesar da exploração do fato pela imprensa, que exagera bastante.
c) O assédio sexual acaba gerando a desigualdade entre os sexos, por isso é preciso, sem obsessão ou exageros, que as mulheres, entre as quais se inclui a entrevistada, continuem lutando pelos direitos conquistados.
d) A polêmica sobre o assédio sexual manifesta resquícios de preconceitos contra a mulher, considerada sempre uma vítima na sociedade.
e) O assédio sexual, segundo a entrevistada, não deve ser uma questão menor, porque constitui um fator agravante da desigualdade entre os sexos.
99. Não me escutas, Jatir! nem tardo acodes
À voz do meu amor, que em vão te chama!
Tupã! lá rompe o sol! do leito inútil
A brisa da manhã sacuda as folhas!
(Gonçalves Dias)
I - Trata-se de um lamento por um amor não-correspondido, que se expressa em figuras de rejeição, como LEITO INÚTIL.
II - O adjunto adverbial relacionado ao verbo chamar atenua a idéia da inutilidade da espera amorosa, que subsidia todo o texto.
III - O nome do amado é apresentado em tom de queixa por meio do vocativo do verso 1.
IV - No verso 4, há a sugestão de que a espera inútil durou um dia inteiro.
Aponte a alternativa correta quanto à relação do texto com as afirmações anteriores.
a) Todas as afirmações estão corretas.
b) Todas as afirmações estão incorretas.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas I e III estão corretas.
e) Apenas IV está incorreta.
100. Quem dá as condições para a escolha? Todos podem realmente escolher o que desejarem? O nordestino, vítima da seca e do proprietário das terras, realmente "escolhe" vir para o sul do país? Escolhe viver na favela? O peão metalúrgico "escolheu" livremente fazer horas-extras depois de 12 horas de trabalho? A menina grávida que teme as sanções da família e da sociedade "escolhe" fazer um aborto? (Marilena Chauí)
I - "Todos os homens são livres por natureza e (...) exprimem essa liberdade pela capacidade de escolher entre coisas ou entre situações dadas.
II - "A definição da liberdade como igual direito à escolha é a IDEIA burguesa da liberdade e não a realidade histórico-social da liberdade."
III - "A ideologia é o resultado da luta de classes e (...) tem por função esconder a existência dessa luta."
IV - "Os homens (...) são desiguais por natureza e por talento, (...) ou por desejo próprio, isto é, os que honestamente trabalham enriquecem e os preguiçosos empobrecem."
Aponte a alternativa que indica onde há coerência de ponto de vista entre os trechos numerados e o texto anterior.
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) apenas a III.
e) apenas a IV.
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