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sábado, 24 de dezembro de 2011

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS SEGUNDO A ABNT

Os trabalhos acadêmicos representam o resultado de estudo, devendo expressar o conhecimento do aluno sobre o assunto escolhido. Seu conteúdo deve estar em acordo com as orientações da disciplina e do professor que a ministra. Devem ser feitos de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT e com atenção ao correto uso da Língua Portuguesa.

APRESENTAÇÃO GRÁFICA
Papel:
A4 (21cm x 29,7)
Margens:
Superior e esquerda: 3,0
Inferior e direita: 2,0
Fonte:
Recomenda-se a utilização de fonte tamanho 12 para todo o texto, excetuando-se citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas, que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme.
Espacejamento:
Todo o texto deve ser digitado com espaço 1,5, excetuando-se as citações acima de três linhas, notas de rodapé, referências e legendas, que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples.
Os títulos e subtítulos devem estar separados dos textos anteriores e posteriores, por dois espaços de 1,5, entrelinhas.
Paginação:
Segundo a norma NBR14724: 2005, deve-se contar todas as folhas a partir da folha de rosto, porém não são numeradas. A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual, ou seja, da INTRODUÇÃO.
Superior à direita – nunca se usa pg. Ou p. – apenas coloca-se a numeração em algarismos arábicos.
Não se coloca numeração em:
& Capa e folha de rosto.
& Páginas de agradecimento, dedicatória, sumário, listas de gráficos, tabelas e
& siglas devem ser contadas porém os números de páginas devem ficar ocultos.

ESTRUTURA DO TRABALHO
A estrutura do trabalho acadêmico compreende:
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

& Capa: Proteção externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação: nome da instituição, nome do(s) autor(es), título, subtítulo (se houver), local (cidade) da instituição e ano.
Sugere-se que sejam apresentados todos os elementos pré-textuais, mesmo que sem explicações, são eles:
& Capa
& Folha de rosto
& Folha de aprovação
& Dedicatória (opcional)
& Resumo na língua vernácula
& Resumo em língua estrangeira
& Lista de ilustrações (opcional)
& Lista de tabelas (opcional)
& Lista de abreviaturas (opcional)
& Lista de símbolos (opcional)
& Sumário
Sendo o Resumo um elemento pré-textual, sugere-se que o mesmo configure logo após a explicação e exemplo da folha da página 37 deste manual, deixando somente os exemplos de tipos de resumo junto com resenhas, síntese e etc.


Folha de Rosto: Folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho: nome do autor, título principal (deve ser claro e preciso, identificando seu conteúdo), subtítulo (se houver), natureza, objetivo, instituição e área de concentração do trabalho.

Resumo:
Segundo a norma NBR6020: 2003, trata-se da apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento, deve ser redigido contendo de 150 a 500 palavras. O resumo deve ser precedido da referência bibliográfica do documento, exceto quando o mesmo estiver inserido no próprio documento.

Sumário:
Consiste na enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. “...não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer indicativo de seção ou de seu título.” (NBR6024:2003)



 
2.2. ELEMENTOS TEXTUAIS
O texto é a parte do trabalho em que se expõe o conteúdo da pesquisa. Sua organização é determinada pela natureza do trabalho. Os elementos fundamentais são: introdução; desenvolvimento e conclusão.
Introdução
A introdução é a parte inicial do texto. Tem a finalidade de dar ao leitor uma visão clara e simples do assunto do trabalho, expor os objetivos, explicar os motivos que levaram o autor a realizar a pesquisa (justificativa) e finalizar a introdução com a indicação das partes componentes do corpo do trabalho (estrutura).
Desenvolvimento
Tem o objetivo de desenvolver o tema principal, ressaltando os aspectos mais importantes, discutindo, analisando e interpretando os dados coletados.
A divisão desta parte depende do propósito e a natureza da pesquisa. No entanto, deve ser clara e obedecer a uma sequência lógica que exprime a própria construção do conhecimento, ou seja, a explicação do objeto estudado, desde o seu ponto de partida até o seu ponto de chegada.
Obs.: Não se deve utilizar a palavra desenvolvimento. Para cada item ou capítulo devem ser atribuídos títulos de acordo com o assunto estudado.
Conclusão e/ou Considerações Finais
A conclusão é a síntese do trabalho. Constitui-se de uma resposta ao objetivo enunciado na introdução.
2.3. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Referências:
“Entende-se por referências o conjunto de elementos que permitem a identificação de documentos impressos em variados tipos de material. Pode aparecer em nota de rodapé, ou no fim do texto, ou em lista bibliográfica em ordem alfabética, também no final do texto” (MEDEIROS, 2000, p. 158).
Livros
GIOVANNINI, Giovanni. Evolução na comunicação do silex ao silício. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
Periódicos (Revistas)
SANTOS JÚNIOR, José Carlos dos. O turismo rural: algumas reflexões. Ande, Brasília, v. 5, n. 2, p. 23-28, jan/mar. 2000.
Internet
VALLE, Sergio. Turista não se importa muito com economia do país que vai visitar.
Disponível em: http://www.valleser.rumo.com.br/ . (Acesso em :16 jan. 2003)
Leis e Decretos
BRASIL. Lei n. 9394, de 20.12.96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
Diário Oficial, Brasília, v. CXXXIV, n. 248, de 23.12.96, p.27.833-27.8d I, 1996.
Documento Jurídico em meio eletrônico
Brasil. Regulamento dos benefícios da previdência social. In: Sislex:
Sistema de Legislação, Jurisprudência e Pareceres da Previdência e Assistência Social.
[s.I.]: DATAPREV, 1999. 1 CD-ROM.
Documentos de Arquivos
FIGUEIREDO, L. O. de. Projeto político-pedagógico. Colégio Projeto Martinez de Ensino
Fundamental. Curitiba: [s.n.], 2003. ----p.
Nunca repetir o nome do mesmo autor em uma lista bibliográfica – sempre substituir por um travessão equivalente a seis espaços:
FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala. São Paulo: Moderna, 1998.
______. Sobrados e mocambos. Petrópolis: Vozes, 1999.
______. ______. 4. ed. São Paulo: Ática, 2000. (autor e título igual ao de cima, com outra edição)
Apêndices e Anexos

Apêndices:
Materiais produzidos pelo pesquisador para complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Devem ser apresentados após as referências.
Anexos – Materiais não produzidos pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação e ilustração, retirados de revistas, jornais, etc. Devem ser apresentados após os apêndices.
As páginas que seguem recebem título e são numeradas
Ex.:
APÊNDICE 1 – Questionário realizado com os professores...
ANEXO 1 – Reportagem revista Nova Escola...
2.4. ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO
2.4.1. Citações
“Citação é a menção no texto de informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado”. (VIEIRA, 2003, p. 47).
As citações podem ser:
& Diretas: transcrição dos conceitos do autor consultado. Podem ser curtas ou longas.
& Indiretas: Refere-se ao texto redigido pelo autor do trabalho baseado em ideias de um ou mais autores.
& Citação de citação: transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.
Citações Diretas
Citação Curta: citação com até três linhas, transcrita no texto, entre aspas.
Ex.:
Para Larroyo (1982, p. 15) a educação é “um fato que se verifica desde as origens da sociedade humana. Caracteriza-se como um processo por obra do qual as gerações jovens vão adquirindo os usos e costumes”.
Citação Longa: com mais de três linhas, deve se observar um recuo de 4 cm da margem esquerda. A segunda linha e seguintes são alinhadas sob a primeira letra do texto da citação. O texto citado é apresentado sem aspas e transcrito em letra menor - letra Arial, tamanho 10.
Ex.:
Para Dogmen (1997, p.24), a EAD é: uma forma sistematicamente organizada de autoestudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado, onde o acompanhamento e a supervisão do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível de ser feito à distância através da aplicação de meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias.
Citações Indiretas
É o texto redigido pelo autor do trabalho com base em ideias de outro autor (res), que deve, contudo, traduzir fielmente o sentido do texto original. A citação indireta pode aparecer sob a forma de paráfrase ou de condensação, porém jamais dispensa indicação da fonte.
Ex.:
Conforme Estela (1980, p. 56), os resultados das ciências que se dedicam ao estudo dos fenômenos da Educação, embora válidos em si próprios, apresentam interesse limitado à Pedagogia.
2.4.2. Notas de Rodapé
São indicações bibliográficas ou explicações do texto feitas pelo autor, tradutor ou editor.
No texto:
Em 1880, instalou-se no Município da Corte, a Escola Noturna para professores e professoras, sob a direção de Benjamim Constant, onde repousa a nascente dos cursos de formação de educadores no Brasil. Com a Abolição da Escravatura houve várias mudanças educacionais inspiradas nas idéias liberais positivistas1 (WITIUK, 2001, p. 7).
No rodapé da página:
_________________________
1. Modelo este que influenciou principalmente na década de 30 a 70 os Cursos de Magistério.
2.5. TRABALHOS ACADÊMICOS
2.5.1. Resumo
Resumo é apresentação concisa do texto, destacando-se os aspectos de maior interesse e importância, ou seja, o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Evitar o uso de citações.
Deve ser redigido em um único parágrafo, em espaço simples, em página distinta e ter no máximo 500 palavras. Deve ser autoexplicativo utilizando a terceira pessoa no singular e dando preferência ao verbo na voz ativa. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do trabalho.
O resumo deve destacar:
& Elementos bibliográficos; sua ficha técnica;
*      Sobrenome do autor, nome.
*      Título da obra.
*      Local de publicação de texto.
*      Editora.
*      Ano.
*      Páginas.
& Tipo de texto, o gênero que se filia (literário, didático, acadêmico);
& Resumo do conteúdo: assunto do texto, objetivo, métodos, critérios utilizados, conclusões do autor da obra resumida.
Os resumos podem ser de caráter informativo, indicativo, informativo-indicativo e resumo crítico.
Resumo Informativo
Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões.
Ex.: resumo informativo
Faculdade Internacional de Curitiba
Curso:
Turma:
Disciplina:
Prof.:
Aluno (a):
SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
RESUMO
O estudo teve por finalidade descrever sobre o anseio por uma nova racionalidade econômica que seja ecologicamente sustentável e que deixa de ser, nesse final de século, mera figura de retórica para se firmar como uma necessidade à sobrevivência em face da degradação do ambiente em escala planetária. Nesse contexto, discute-se os múltiplos fatores que, imbricados na dimensão axiológica do conceito de desenvolvimento sustentado, estendem-se além das variáveis ecológicas e econômicas, para se expressarem numa complexa gama de inter-relações com os problemas da educação, da saúde, da miséria, da pobreza cognitiva e dos fatores da injustiça...
Resumo Indicativo
Indica os pontos principais do texto, não apresenta dados qualitativos, quantitativos. Adequado a catálogos de editoras. Apenas descreve a natureza, a forma e o objetivo do documento.
Ex.: resumo indicativo.
Faculdade Internacional de Curitiba
Curso:
Turma:
Disciplina:
Prof.:
Aluno (a):
SILVA, Edna Lúcia da. A construção dos fatos científicos: das práticas concretas à redes científicas. Rio de Janeiro, 1998. Tese (Doutorado em Ciência da Informação).
RESUMO
Pesquisa que aborda a questão das relações entre Ciência e Sociedade e seus desdobramentos no campo da comunicação científica utilizando como fio condutor de análise o cotidiano, o dia-a-dia da atividade científica no Laboratório de Pesquisa do Grupo de Pesquisas em Química Bioinorgânica da Universidade Federal de Santa Catarina.
Resumo Informativo/Indicativo
Combinação dos dois tipos.
Resumo Crítico (recensão e resenha)
Análise interpretativa do documento.
2.5.2. Síntese
Para Santos (2000, p. 45), a síntese é um texto reduzido, ou seja, um texto pequeno que apresenta concisamente em traços gerais, as características essenciais de uma obra. Consta de no máximo 50 linhas e mínimo de 25 linhas, permite a interpretação de quem o elabora, porem guarda a característica e fidelidade à obra sintetizada.
Ex.: síntese.
Faculdade Internacional de Curitiba
Curso:
Turma:
Disciplina:
Prof.:
Aluno (a):
PIMENTA, Selma Garrido (coord.). Pedagogia, ciência da Educação? São Paulo:
Cortez, 1996.
SÍNTESE
O objetivo deste livro é trazer diferentes olhares sobre o tema da educação, pedagogia e ciência. A pedagogia seria uma ciência que, como outras, estuda a educação? Ou tão somente uma disciplina e/ou um curso profissionalizante?
Instituído no Brasil em 1939, o curso de Pedagogia se expandiu e sofreu várias alterações legais e curriculares até os dias de hoje. A produção de pesquisas nos anos 80 consolidou uma certa atividade científica na área educacional, ao tomar a escola como fenômeno social no processo de desenvolvimento do capitalismo brasileiro.
Segundo Pimenta (1996, p. 7), o curso de pedagogia, por sua vez, nos anos 60 passa a formar bacharéis e licenciados, com o Parecer CFE 251/62.
Percebe-se neste livro que seus autores, ao trazerem a colaboração de diferentes autores nacionais e estrangeiros, pretendem revigorar o debate sobre o estatuto científico da pedagogia a partir das necessidades educacionais contemporâneas.
2.5.3. Resenha
Segundo Santos (2000, p. 34) a resenha “consiste em examinar o conteúdo de obras prontas, acompanhado ou não de avaliação crítica. (...) É, também excelente exercício inicial de autonomia intelectual, uma vez que o exame de obras já prontas oportuniza treinamento de compreensão e crítica, além de contato mais aproximado com bons autores e com o pensamento já elaborado (...)”.
As partes essenciais de uma resenha são:
& Referência da obra:
*      Sobrenome do autor, nome.
*      Título da obra.
*      Local de publicação de texto.
*      Editora.
*      Ano.
*      Páginas.
& Credencial do autor: formação, publicações, atividades desenvolvidas na área;
& Conteúdo: as ideias principais;
& Conclusões: localização (onde se encontram na obra) e breve explicação das conclusões do autor;
& Crítica: contribuições importantes e éticas.
2.5.4. Relatório
Conforme nos explica Santos (2000, p. 36) relatar é “contar o que se observou”. É o primeiro texto produzido após uma pesquisa de campo. Tem natureza descritiva e “dependem em grande parte da notória capacitação e do olho clínico do pesquisador”.
Partes essenciais de um relatório:
& Introdução - Descreve a importância ou relevância do assunto, como foi problematizado e quais os objetivos do autor;
& Referencial teórico - Resultado do levantamento bibliográfico. Inclui definição de conceitos, menção de trabalhos na área ou assuntos, teoria que dá sustentação ao trabalho realizado;
& Metodologia - Descrição detalhada e rigorosa dos procedimentos utilizados, dos recursos humanos e materiais, universo da pesquisa, critérios para seleção da amostra, instrumentos de coleta, métodos dos tratamentos dos dados – como foram levantados e forma de apresentação.
& Apresentação dos resultados - Exposição dos resultados obtidos, podem ser apresentados de forma quantitativa – gráficos, tabelas, etc., e qualitativa – análise interpretativa dos dados;
& Conclusão - Apresenta de forma sintética as ideias essenciais do referencial teórico, da metodologia, dos resultados, da análise. Conclui-se comparando os dados ao objetivo geral que norteou a pesquisa, e estabelecendo-se o quanto foi conseguido em relação ao objetivo proposto.

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