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quinta-feira, 7 de abril de 2011

ROTEIRO PARA ANÁLISE LITERÁRIA

         C   B   C  – COLÉGIO BOM CONSELHO
e
COLÉGIO SÃO LUCAS

TURMAS: Ensino Médio        

Roteiro de análise

Quando falamos em Literatura, uma das maiores dificuldades é com a análise: O que é? Quais as diferentes formas? Que tipo de recortes posso fazer?
O roteiro abaixo apresentado é uma boa estrutura para começar a familiarizar-se com essa ferramenta essencial a qualquer atividade profissional que se escolha, independentemente da área. E, para começar, a definição de análise (segundo o dicionário eletrônico Houaiss, 2007, versão 2.0a):
1. separação de um todo em seus elementos ou partes componentes; 2. estudo pormenorizado de cada parte de um todo, para conhecer melhor sua natureza, suas funções, relações, causas etc.; 3. exame, processo ou método com que se descreve, caracteriza e compreende algo (um texto, uma obra de arte etc.), para proporcionar uma avaliação crítica do mesmo.O quadro apresentado abaixo é bastante básico e busca elencar de forma abrangente os principais pontos de um texto. Entretanto, pode ser adaptado para as outras formas de arte (música, pintura, cinema, teatro) ou para outros níveis de análise, bastando, para isso, adaptá-lo para os objetivos particulares.


Fonte: CEREJA, William R. e MAGALHÃES, Thereza C. Literatura brasileira -
 em diálogo com outras literaturas e outras linguagens.
São Paulo: Atual, 2005. p. 244.
BIBLIOGRAFIA
Situar o autor no tempo, dar um rápido painel de suas produções mais importantes e, se for possível, estabelecer eventuais nexos entre vida e obra.

RESUMO DO ENREDO
Sintetizar os principais acontecimentos da obra.

PERSONAGENS
Verificar se as personagens sofrem mudanças e se são aprofundadas psicologicamente (personagens esféricas) ou são imutáveis e seu tratamento é superficial e exterior (personagens planas); ou, ainda, se delas se destacam apenas traços gerais e comuns ao grupo a que pertencem, como a fofoqueira, o padre, a beata, a comadre, etc. (tipo).

TEMPO
Observar a presença dos tempos cronológico (do relógio) ou psicológico (tempo interior, da consciência) e a importância deles para a construção da seqüência narrativa e das personagens.

ESPAÇO
Deve ser observado na perspectiva de sua relação com a personagem e de sua importância para o significado geral da obra. Importa estudar tanto o espaço físico ou geográfico (meio ambiente) quanto o espaço social em que atuam (meio social) e observar até que ponto o espaço influencia ou condiciona a ação das personagens.

FOCO NARRATIVO
Verificar se o ponto de vista do narrador é em 1ª ou 3ª pessoa e em que medida essa opção atende melhor aos propósitos do narrador ou do autor. Observar também se o narrador interfere na narrativa com comentários, ironias, etc. e avaliar a importância dessas atitudes no significado geral da obra.

ESTILO
Devem ser buscados na obra traços que caracterizam o estilo pessoal do autor, como, por exemplo, certas construções frasais; as escolhas lexicais, o uso frequente de certas classes gramaticais; frequência e tipo de descrição; comparações e figuras de linguagem; ambiguidade; ironia; linguagem de acordo ou não com a variedade padrão; vocabulário elevado ou coloquial; gosto pelas frases curtas ou por períodos longos; etc. (Dar atenção especial a este item)

VEROSSIMILHANÇA
Deve-se averiguar o grau de coerência interna da obra, que garante a sua verossimilhança, isto é, sua semelhança com a verdade. Tal observação pode ser importante para perceber a filiação da obra a determinado movimento literário. Por exemplo, o Romantismo geralmente apresenta uma visão fantasiosa e idealizada da realidade; já o Realismo procura atingir o máximo de verossimilhança, a ponto de a narrativa ser lenta para dar a dimensão real do tempo vivido pelas personagens.

MOVIMENTO LITERÁRIO
Os vários aspectos anteriormente levantados deverão ser tomados em conjunto neste item, pois são eles, ao lado dos temas mais comuns a essas obras e da visão de mundo (ideologia) nelas expressa, que caracterizam a linguagem de determinado movimento literário. Deve-se verificar em que medida a obra em estudo corresponde aos padrões estabelecidos pelo movimento literário a que cronologicamente está relacionada ou representa uma fuga desses padrões.

CONCLUSÕES

Neste item deve-se avaliar a importância e a contribuição da obra e do autor estudados à nossa literatura. Devem ser levados em conta aspectos como: o autor funda ou não uma nova tradição em nossa literatura; se não funda, a que tradição está vinculado e que contribuições trouxe para o aprofundamento dessa tradição; qual o destaque desse escritor ou de sua obra no movimento literário a que pertence.
À medida que os estudos forem ocorrendo, o item deve ser enriquecido com estudos comparativos entre as obras, como, por exemplo, a crítica social em Memórias de um sargento de milícias e em Senhora; a mulher em Inocência e em Senhora; o regionalismo em O gaúcho e em O cabeleira; o índio e o negro a partir de Iracema e A escrava Isaura, e assim por diante. O leitor deve criticar a respeito da história, da estrutura da obra, do autor e da linguagem.
Aldemir Francelino

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