
Um lenhador não tinha estudo. Muito trabalhador, cortava lenha desde o raiar do dia até o sol se pôr e vendia-a para uma cidade próxima, aplicando todo o dinheiro no estudo de seu filho, que queria ser médico. O tempo foi passando. O menino conseguiu entrar na faculdade de medicina e tornou-se um grande médico, ficando famoso e muito rico. Construiu uma linda casa, casou-se e teve um filho. Seu pai, o lenhador, já muito velho e doente, foi morar com o filho médico. Porém este tinha uma vida social intensa, recebia muitos amigos importantes em sua casa. Resolveu colocar seu pai no quarto do funda, pois, como não tinha estudo e era muito simples, não deveria estar conversando com pessoas cultas.
Com o passar dos tempos, as mãos do lenhador, cansada de tanto cortar lenha, já tremiam e acabavam por quebrar as louças finas do médico. Então este fez uma gamelinha de barro para as refeições do pai e colocava-o para comer no quintal.
O filho do médico gostava de fazer companhia ao avô nas horas das refeições. Um dia o médico foi ao encontro de seu filho, e este estava no quintal fazendo uma gamelinha de barro. Então seu pai disse:
– Para que isso, meu filho?
Ao que ele respondeu:
– Para você comer quando ficar velho e sua mão começar a tremer como a do vovô.
Nenhum comentário:
Postar um comentário